Não sentir nenhum tipo de desconforto na coluna durante a gestação é quase impossível, principalmente na região lombar, os motivos são vários, um deles é a lombalgia (dor nas costas) na gravidez. Mas existem também várias forma de afastá-la; mudando hábitos, fazendo atividades fisicas, massagens, evitando excesso de peso e reforçando a musculatura.
Causas da lombalgia na gravidez
A principal causa da lombalgia na gravidez é causado por um hormônio chamado relaxina. Ele é liberado pelo corpo para preparar a mulher ao parto normal, falicitar a passagem do bebê. Oferecendo uma maior mobilidade às articulações, tornando-as frouxas.
O avanço na gestação tendem a mudar a postura da gestante, os ombros inclinam para trás, compensando a projeção do abdomem que vai para frente. Essas acomodações do eixo do equilibrio levam ao aumento da lordose lombar na gravidez. Se essa discopatia não for prevenida ou tratada logo, ela poderá se agravar no pós-parto, devido a fraqueza dos músculos abdominais e da sobrecarga física.
O que fazer para melhorar dor nas costas na gravidez
Corrigindo a postura ameniza os sintomas de dor nas costas na gravidez. Procure sempre mudar sua posição estando sentada ou deitada. Use sutiãs de alças largas para manter os seios firmes, aliviando a sobrecarga. Os sapatos devem ser confortáveis, evitar os de saltos altos e finos.
Condicionamento físico, traz alguns benefícios, como: auxilia no equilibrio emocional, mantêm o peso corporal e ajuda no momento do parto. Quando a gestante ganha muito peso corporal também é prejudicial a coluna. Nunca levante ou carregue peso. O repouso e relaxamento devem ser de rotina. A grávida se sente mais cansada e massagens realizadas pelo companheiro nesse período são bem vindas.
Um dado importante a prática de exercícios físicos não é aconselhável nos três primeiros meses de gestação. Mas na maioria dos casos ela será liberada após o quarto mês com atestado e orientação médica.
O que fazer para melhorar as dores nas costas
Exercícios leves de alongamento e condicionamento são importantes, além de manter a flexibilidade, ajuda no momento de dar à luz. Sendo, que a natação, a hidroginástica e a caminhada são as mais indicada pelos médicos tanto antes do parto como após o mesmo, mas sempre com sua supervisão.