O desmame inicia-se com a introdução de papinhas, sucos e frutas na alimentação do bebê, sendo que a princípio devem ser fornecidos em pequena quantidade, para poder certificar se não haverá nenhuma reação intestinal ou alérgica. No início eles, farão bastante caretas. Essa reação não quer dizer que ele detestou a fruta. Na verdade, ele está sentido o seu sabor pela primeira vez, é algo novo.
Não insista, procure dar alimentos diferentes aos poucos, dia a dia para irem se acostumando. As frutas cítricas, são mais difíceis de aceitação, misture-as junto com as doces em sucos. E outra coisa, procure evitar frutas de difícil digestão, principalmente na fase inicial, como é o caso da melância, do melão e do abacate.
Elas juntas são ótimas, mas fiquem atentos as propriedades, banana com goiaba, prendem o intestino e juntas podem piorar a situação. Assim como mamão e ameixas faz o efeito inverso, solta o intestino.
Algumas frutas tem que ser bem observadas quando forem dadas, como é o caso do Kiwi, da laranja e do morango, pois poderão causar alergias. Outras juntas podem provocar ácidez como é o caso da laranja e abacaxi.
Introduzir Frutas na alimentação bebê
As vantagens que as frutas fazem para o organismo:
1- Regulam a função digestiva
2- Estimulam as defesas do organismo
3- Promovem o desenvolvimento e o crescimento saudável
4- Ajudam a flora intestinal
5- Melhoram o funcionamento da vesícula biliar
6- Previnem a diabetes tipo II, a obesidade infantil e as doenças cardiovasculares.
Como o bebê esta conhecendo novos alimentos, deverá ter sempre a supervisão de um adulto, principalmente quando lhe for dado pedaços de frutas ou alimentos, para comerem com suas mãozinhas. Essa dica é para prevenir um engasgo por exemplo.
Dentre as frutas que poderão entrar no cardápio de seu bebê, e que são bem apreciadas pelos pequenos, são: