Ter o intestino preso (também conhecido como prisão de ventre e constipação), durante a gravidez é um sintoma bem comum, e que afeta boa parte das gestantes durante o período gestacional.
Os sintomas da prisão de ventre são caracterizados quando não se consegue evacuar ao menos três vezes durante a semana, e está associada com fezes duras, dor ao evacuar e muita dificuldade de evacuar após fazer muitas tentativas ao longo de mais de 10 minutos.
O que causa os sintomas de intestino preso durante a gravidez
Já no período da gravidez muitas mulheres podem ficar com o intestino preso por causa de alguns fatores, sendo um deles o aumento do útero, que acaba pressionando o intestino ao longo da gestação, e com isso a gestante começa a sentir os sintomas da prisão de ventre. Outro fator é o aumento da progesterona no organismo, que acaba deixando o intestino com um funcionamento mais lento.
Além destes, a prisão de ventre também é causada pela dieta com pouca ingestão de fibras, pouca ingestão de água e também pela demora em ir ao banheiro quando a vontade aperta, sendo que esta última acontece muito quando a futura mamãe sai de casa, e fica com vergonha ou receio de ir a um banheiro público, ou mesmo sente dificuldades em usar o banheiro fora de sua casa.
Alimentos que devem ser evitados
Já alimentos muito condimentados, o molho branco, doces, queijos, massas, brócolis, berinjela, repolho, maça, banana e goiaba devem ser evitados.
Como aliviar os sintomas de intestino preso na gravidez
Existem algumas maneiras para aliviar os sintomas da prisão de ventre durante a gravidez, e que devem ser seguidos de acordo com as orientações de seu médico obstetra ou uma equipe multiprofissional, de acordo com os sintomas apresentados.
Uma delas é se alimentar a cada três horas, e procurar ao máximo ingerir alimentos ricos em fibras, dentre eles: pão e arroz integral, barrinhas de cereal, verduras e legumes crus e cozidos, castanha-do-pará e caju, aveia, frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão, abacaxi e ameixa, linhaça e gergelim.
Também é importante a ingestão de pelo menos dois litros de água ou líquidos durante o dia, como sucos e água de coco, sendo que em dias mais quentes o ideal é ingerir mais ainda. E nunca tome medicamento sem falar com seu médico.
A prática de atividades físicas também é muito importante durante a gravidez, e pode ser orientada por uma equipe de fisioterapia indicada pelo seu médico.
Já em casos aonde a gestante já sofria com a prisão de ventre, laxantes podem ser indicados pelo médico para alivio dos sintomas.