
Exames que devem ser realizados no último trimestre de gravidez. Existem alguns exames que devem ser repetidos como : Triagem para sífilis, diabetes, infecção urinária, hemograma para ver se há anemia.
Confirmar o fator RH para verificar eventual incompatibilidade sanguínea feto-materna, inclusive com teste de combs indireto, útil na prevenção de anemias hemolíticas no recém-nascido.
Após 35ª semana fazer cultura de secreção vaginal e perianal para verificar se não há nenhuma bactéria estreptococo. Se der positivo haverá a necessidade de tomar antibiótico para eliminá-la, impedindo a infecção do recém-nascido.
Exames para saber se o bebê esta bem no final da gestação
No caso do bebê, também existem exames para saber se ele esta bem, como: ultrassonografia para avaliação do peso, quantidade de liquido e características da placenta, objetivando aferir o ritmo de crescimento e as condições que a criança se encontra.

Ultrassom é importante no final da gravidez
Existem exames mais especificos que o médico solicita, só se for necessário como: ultrassonografia com dopller quando o bebê não esta dentro do esperado ou quando ele diminui muito seus movimentos. O exame verifica a vascularização fetal e placentária, avalia seu funcionamento e também os níveis de oxigenação fetal.
Cardiotocografia ou monitoragem fetal, que são realizados nas proximidades do final da gestação, fornecendo uma avaliação do estado geral do bebê. E no mais é só esperar para ver aquele rostinho que você já tanto ama: seu bebê.