Ultra-som no início da gravidez

O ultrassom é um dos exames mais solicitados durante o pré-natal para acompanhar as condições de saúde da mãe e do bebê.

22/02/2010 12h10m. Atualizado em 02/04/2014 11h09m por:

 

ultrassom na gravidezO USG Obstétrico de Gestação Inicial pode ser feito a partir da 6 semana de gestação, e na maioria das vezes através da via transvaginal para uma melhor avaliação.

A ultra-sonografia no início da gravidez confirma que a gestação esta localizada corretamente no interior do útero, e não nas trompas que nesse caso seria uma gravidez ectópica. Além do que mostra o número de bebês, diferenciando gestação única, de gemelar, trigemelar ou mais.

Ultrassom e idade gestacional

Sendo que a partir de 7 semanas, já é possível identificar o batimento cardíaco, diferenciando gestações evolutivas de abortos retidos.Também permite saber a idade gestacional dos bebês e avaliar a data provável do parto com erro minimo de 3 a 4 dias.

Ultra-som no início da gravidez

Durante a gravidez considerada normal, não é necessário mais que 4 ultra-sons, no primeiro trimestre como mencionamos acima, no segundo semestre que seria da 20ª e a 22ª semanas de gestação, é indicado uma ultra-som morfológico, ela pode avaliar as estruturas fetais e identificar malformações.

No oitavo mês ultra-som pode ser com dopller , que vai permitir o acompanhamento do fluxo sanguíneo na artéria do cordão umbilical (aquele que nutre o bebê) e na principal artéria que irriga o cérebro fetal.

Essa avaliação do fluxo sanguíneo pelas artérias uterinas também pode ser usada para detectar se a placenta esta se desenvolvendo corretamente, como também o feto.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *