Os primeiros dentinhos do bebê, começam a aparecer por volta dos seis meses de idade, é uma fase difícil para ela, sentirá desconforto, a gengiva coça, é um processo doloroso. A criança pode ficar um pouco enjoadinha nesse período. Nesta primeira fase, vão aparecer uns 20(vinte) dentinhos em sequência até completar três anos quando a dentição estará completa.
Sintomas dos primeiros dentinhos do bebê
Os sintomas da dentição no bebê são: gengivas sensíveis e inflamada, rostinho vermelho e muitas vezes quente; existe um aumento de saliva, a criança baba bastante; pode diminuir a vontade de comer; geralmente perde sono, fica irritada e com vontade de morder tudo que vê pela frente.
Como ajudar seu bebê na época dos primeiros dentinhos: existem alguns anéis de borracha, mas procure não comprá-lo em qualquer lugar. Um paninho, aqueles de boca também serve, uma dica é molhar a ponta do pano em água fria, ajuda a aliviar a dor.
Procure distraí-lo, mas caso a dor persista e ele fique muito irritado, converse com o pediatra, para que ele indique algum medicamento. Existem anestésicos, paracetamol, pó a base de camomila para passar na gengiva, mas tudo deve ter orientação médica.
Agora, uma coisa que nunca deve ser feito é esfregar álcool na gengiva do seu bebê. E quanto a higiênização, deve iniciar antes mesmo de aparecer os primeiros dentinhos , a princípio com gases e após com escova bem macia e pasta própria para criança. No decorrer do aparecimento da dentição também pode ocorrer: febre diarréia e vômito. Mas fique atenta, não atribua tudo ao dente.
Fases da dentição do bebê
Observe o cronograma das fases, podendo variar de criança para criança.