A partir do sexto mês, os primeiros dentinhos começam a aparecer, e com isso já pode introduzir em sua alimentação, refeições que contenham pedaçinhos de alimentos. A papinha começa a dar lugar para comidas mais consistentes. Mas o leite ainda deve ter seu espaço garantido.
Quanto a sua preparação, não se deve usar condimentos fortes, o apropriado são ervas que poderão dar sabor e habituar a criança aos “sabores dos adultos”. Nesta nova fase, é necessário observação para reações alérgicas a certos alimentos, caso suspeite de algum, dê um intervalo de dois dias e introduza novamente o alimento verificando a resposta.
Alimentação do bebê
Na alimentação do bebê é essencial o ferro, que ajuda na fase de crescimento, a sua falta causa apatia e falta de apetite. O encontramos em vegetais de folhas verdes e nas proteínas: peixes e carnes, como também no feijão.
A mamãe que trabalha fora e quer que seu bebê tenha uma alimentação saudável, tenho uma dica, pode preparar caldos e congelar, quando for utiliza-los e só descongelar direto no fogo, podendo dar puro ou acrescentar: arroz, macarrãozinho, fubá etc.
Receitas de caldos
Caldo de carne:
– músculo – 1 kg
– ossobuco – 500gr
– cenoura, talos de salsão,cebola grande,dentes de alho, folha de louro
– azeite – 2 colheres
– amarrado de ervas ( orégano, tomilho, alecrim, estragão)
– 4 litros de água
Caldo de Frango:
– coxa e sobrecoxa – 2 unidades
– carcaça de frango – 1 unidade
– cenoura, salsão, cebola, alho-poró, dentes de alho
– azeite de oliva – 3 colheres
– amarrado de ervas( orégano, tomilho, alecrim, estragão)
– 4 litros de água
Caldo de peixe:
São praticamente os mesmos ingredientes acima, só substitua a carne ou frango pelo peixe ( mais ou menos 1 kg)