O HPV, ou Papilomavírus Humano, é o nome dado a um conjunto contendo mais de 100 tipos de vírus que acabam causando o aparecimento de verrugas na pele, em diferentes regiões do corpo, dentre elas a via oral (boca, lábios, cordas vocais), e também o aparecimento de pequenas lesões, principalmente na área genital, na uretra ou no ânus.
Sua transmissão é feita na maioria dos casos através da relação sexual, mas também pode acontecer em alguns casos entre a gestante e seu bebê. E o aparecimento destas verrugas e lesões são as maiores causadoras de tumores malignos, dentre eles o câncer de pênis e o câncer do colo do útero, e de outros tipos de tumores não relacionados ao câncer.
A vacina contra o HPV
A vacina contra o vírus HPV é uma forma de prevenir o aparecimento do câncer de colo de útero em mulheres de todas as idades. Ela pode ser encontrada em dois tipos, a bivalente, que ajuda na prevenção do câncer de colo do útero relacionados com os tipos de vírus 16 e 18; e a quadrivalente ou tetravalente, que é mais abrangente, e atua principalmente na prevenção contra os vírus do tipo 6 e 11, que são os maiores causadores do aparecimento das verrugas genitais (cerca de 90% dos casos).
Ambas as vacinas são muito eficazes na prevenção do câncer de colo de útero, mas quem irá decidir qual a melhor vacina que a mulher deverá tomar será seu médico, já que não é necessário e nem recomendado tomar ambas as vacinas.
Quando tomar a vacina contra o HPV
Seu uso é bastante recomendado para prevenção do aparecimento da doença, e deve ser feito antes da mulher ter iniciado sua vida sexual, a partir dos 9 anos, já que nesta idade é mais fácil de ela produzir anticorpos contra a doença, que aumentarão sua imunidade contra a doença em sua vida.
E segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que a vacina seja aplicada até os 26 anos de idade. Mas mesmo mulheres que já passaram desta idade se beneficiam com a imunização, pois diminuem consideravelmente seu risco de desenvolver a doença, mesmo que elas já tenham tido contato com o vírus.
Campanha de vacinação em meninas de 11 a 13 anos
E neste ano a campanha de vacinação contra o vírus HPV será feita a partir do dia 10 de março, em meninas de 11 a 13 anos gratuitamente. Esta vacina será dada em escolas públicas e privadas, e em postos de saúde por todo país. Já a partir de 2015 o governo pretende ampliar a campanha para meninas de 9 a 11 anos, e a previsão é que em 2016 a vacina seja aplicada em meninas de 9 anos.
O esquema da vacina será com o uso de três doses, sendo a primeira a partir do dia 10 de março, depois uma dose de reforço seis meses depois da terceira, e a última dose sendo aplicada cinco anos após a primeira.
A campanha tem objetivo de diminuir a incidência do vírus HPV, que acaba sendo o maior responsável pelo câncer de colo de útero em mulheres, que é o terceiro maior tipo de câncer que afeta as brasileiras.
Prevenção contra o vírus HPV
Vale lembrar que a vacina é uma das formas de se prevenir da doença, e sua aplicação pode ser refeita em um período de 10 anos, apesar que após a imunização, o risco dela contrair a doença se torna muito menor, e uma nova dose deverá ser tomada apenas com uma nova recomendação médica.
Outra forma de prevenção do HPV é o uso do preservativo, que deve ser feito em todas as relações sexuais, mesmo nas fases preliminares, para evitar não sou o HPV, mas outras doenças.
E a ida regular a ginecologista também é importante, para realização do exame papanicolau, que ajuda a detectar de forma precoce o aparecimento dos sintomas da doença.
Dois tipos de vacinas contra HPV
-A Cervarix – nome pelo qual é conhecida internacionalmente a vacina, oferece 93,2% de eficácia na proteção contra as lesões pré-cancerosas no colo do útero, pois imuniza contra os tipos de HPV 16 e 18, é uma vacina bivalente.
-A vacina quadrivalente – Gardasil para HPV 6, 11, 16, 18 da Merck Sharp & Dohme (MSD)
–