Como minimizar as dores da vacina em seu bebê. Desde o nascimento, o bebê é submetido a uma bateria de vacinas e injeções, a fim de prevenir doenças durante o decorrer de sua vida. Já nos primeiros meses de vida, vacinas como a da hepatite e a BCG fazem parte dessa rotina preventiva. Somente no primeiro ano de vida, todo bebê é vacinado quase 30 vezes.
O complicado nessa situação é que os pequeninos não aceitam facilmente essa condição muitas vezes incômoda e dolorosa, tudo isso além de algumas reações adversas. Devido a isso, praticamente todos os recém-nascidos adquirem verdadeira aversão às vacinas, sempre associando a uma condição de dor.
Pensando nisso, pesquisadores médicos estudaram formas de amenizar as dores provenientes da inserção das agulhas metálicas no frágil corpinho do bebê.
Minimizar dores da vacina no bebê
Os resultados de diversos estudos a respeito, intitulados de “Revisão Cochrane”, composto de 14 pesquisas focadas, chegaram a uma conclusão bastante interessante: o açúcar caseiro usado no dia a dia, em forma de solução oral com água, atenua consideravelmente as dores das vacinas em bebês. Outra forma interessante de obter esses resultados é impregnar a chupeta do bebê com açúcar poucos minutos antes da vacina e comprovar os resultados. Os bebês que provam o gosto açucarado esboçam menos reações negativas.
Uma grande diversidade de pesquisas em todo o mundo, incluindo a mais famosa delas, a The Lancet, que realizou uma minuciosa análise sobre o efeito da sacarose, ministrada via oral sobre as dores em recém-nascidos, tendo como parâmetro comparativo o comprimento do choro do bebê, obtiveram a comprovação da eficácia do açúcar como atenuador dos efeitos dolorosos das vacinas.
Essas conclusões são bastante interessantes, pois ajudam o bebê a suportar melhor os incômodos advindos dessa prática dolorosa, porém necessária para uma formação saudável de seu sistema imunológico.