Icterícia dos recém-nascidos é causada pelo acúmulo de bilirrubina, que faz com que a pele e as mucosas do bebê fiquem com uma cor amarelada, muitas vezes até o branco dos olhinhos deles ficam amareladinhos.
Icterícia fisiológica
Existe a icterícia fisiológica, que faz parte do funcionamento normal do organismo do recém nascido, que ainda não é maduro o suficiente para metabolizar e excretar a bilirrubina, cerca de 90% dos bebês prematuros , apresentam esse tipo de icterícia, desaparece em uma ou duas semanas naturalmente.
Icterícia patológica
Enquanto que a icterícia patológica aparece nas primeiras 24h, ou depois do décimo dia de vida, e persiste por mais de dez dias de bilirrubina superior. É indicado fazer o tratamento só quando ela se encontra em níveis muito alto no organismo do bebê.Quando em excesso, ela pode se depositar no cérebro do recém-nascido, que podera ficar com várias sequelas, entre elas paralisia cerebral, disfunção auditiva, alterações nos dentes e até déficit intelectual.
Tratamento da Icterícia nos bebês
Para tratar a icterícia existe duas alternativas: A fototerapia seria uma primeira opção, caso o caso seja grave é realizado a transfusão de sangue. Na icterícia fisiológica podera ser resolvida com aleitamento e hidratação, para que o bebê não perca peso.
Um teste que funciona para verificar se seu bebê esta com icterícia, é apertar com a ponta de seu dedo o narizinho ou a testa do bebê se ficar amarelada, procure um médico para obter orientações e realizar exames para saber a intensidade.
Quando ela se encontra em níveis altos, os médicos também costumam indicar banho de luz para icterícia. O importante é sempre observar seu bebê, e qualquer alteração ser tratada a tempo para não deixar sequelas.