Logo após a gestação, o emocional de uma grande parte das mulheres fica totalmente descontrolados. Além disso, as preocupações decorrentes dos cuidados com o bebê, tais como dar banhos, trocar e amamentar, fazem com que a ansiedade tome conta da mulher, deixando-a irritada e bastante sensível a quaisquer estímulos, resultando num estresse pós parto. O agravamento desse caso, pode acarretar a depressão, nos seus mais variados graus.
Dicas para evitar o estresse
Para que o estresse pós parto não ocorra, algumas recomendações são de extrema valia, a fim de que superar essa fase da forma mais tranquila possível.
Faça um check-up
O ideal é avaliar suas condições físicas e mentais antes da concepção. Os casos de gravidez de risco, presentes em sua maioria, nas adolescentes, gestantes com idade superior a 35 anos, pacientes com doenças crônicas e casos de abortos repetitivos eleva abruptamente os níveis de stress. O acompanhamento de um psicólogo é bastante recomendado nessas situações.
Vida saudável
O ideal é adotar e manter esse estilo durante toda a vida, Incluindo o período anterior à gravidez. Uma alimentação balanceada é o primeiro passo para garantir saúde física, mental e evitar o estresse. Associam-se a isso, a adoção de atividades físicas moderadas e abstinência de tabaco e álcool.
Laços afetivos
Mantenha forte os laços afetivos: O apoio de familiares e amigos fortalece o emocional e traz segurança e paz de espírito a recente mamãe. Palavras de conforto, carinho e consideração são formas eficazes de fortalecimento afetivo. Quando a gravidez não foi planejada, as atenções devem ser redobradas.
Tranquilidade
Cuide do bebê com tranquilidade: as preocupações com os horários a serem cumpridos pode gerar uma carga extra de adrenalina, principalmente na primeira concepção. Fique tranquila e siga seus instintos. Mesmo que erre algumas vezes, no final tudo dará certo e as experiências vividas poderão ser oportunas para os próximos filhos. No caso do bebê já possuir outros irmãozinhos, saiba lidar com os ciúmes deles de forma natural e previsível.
Essas recomendações são muito úteis para garantir um período pós-parto tranquilo e sem stress. Cuidar do emocional nessa fase é tão importante quanto as preocupações com a saúde física e podem fazer toda a diferença no psicológico da mulher por toda a vida.