A gravidez traz consigo uma série de alterações orgânicas na mulher, tal como náuseas, roncos, dores articulares, síndrome das pernas inquietas, dentre outras.Associado a isso, hábitos inadequados para dormir, adquiridos durante toda a vida, podem fazer com que a situação da gestante fique ainda mais crítica quando o assunto é uma bela noite de sono.
Não é incomum vermos uma grávida com dificuldades para dormir em decorrência desses fatores, que podem fadigá-las e torná-las irritadas e desanimadas, principalmente nos últimos meses de gravidez. No entanto, algumas regras de ouro podem minimizar os quadros de insônia durante a gravidez, fazendo com que a futura mamãe desfrute de bons momentos em companhia de seu travesseiro, das quais podemos citar:
Regras para grávida ter boa noite de sono
– Livre-se do cigarro e do álcool: além de serem poderosos venenos para a saúde da mamãe e do bebê, essa dupla reduz a capacidade de relaxamento da gestante, comprometendo a qualidade do seu sono.
– Deixe seu quarto bonito, aconchegante e confortável: a aparência do quarto, incluindo mobílias, objetos e utensílios, deve ser a mais discreta possível, para não provocar cansaço visual ou desviar a atenção. Uma boa ventilação é imprescindível para a gestante se sentir confortável, o que facilita o relaxamento. Dentro do possível, reduza todas as possíveis fontes de ruído. Deixe o quarto o mais escuro possível para que o sono venha mais rápido. Cortinas de cores escuras dificultam a entrada de luminosidade.
– Exercite-se regularmente: a adoção de exercícios físicos durante a gravidez, além de tonificar os músculos, fortalecer as articulações e proteger órgãos internos, também melhora a qualidade do sono da gestante. Aquelas que já adotam os exercícios antes da gravidez sofrem menos com os problemas da insônia.
– Tome um bom banho quente antes de deitar: sempre que for dormir, acostume-se a tomar um belo banho antes, pois ajuda a relaxar e aliviar o stress.
Essas regras são excelentes para as gestantes conseguirem se livrar da insônia e aproveitarem bem seus momentos de descanso e relaxamento. Aliás elas servem para qualquer pessoa, como práticas saudáveis, pois trazem muitos benefícios para a saúde e bem estar.