Uma queixa muito comum dos futuros papais durante a fase da gravidez é a diminuição de atenção que recebem de suas companheiras, ficando, muitas vezes, jogados para escanteio.Mas o que enfatizaremos hoje, é a importância do pai na gravidez.
Entretanto, isso é mais do que compreensível, uma vez que a gestante vive um momento único e as atenções naturalmente são voltadas ao futuro integrante da família. O recomendável é que o pai não se isole ainda mais e em vez disso participe ativamente da gestação, colaborando para que a gestante sinta-se segura e valorizada.
Participação do pai durante a gravidez
Dessa forma, durante a gravidez, é recomendável que o futuro papai adote atitudes construtivas e apoie a parceira, agindo da seguinte forma:
– Sendo paciente e compreensivo: ao invés de julgar e criticar a parceira, aprenda a conviver com essa nova situação, pois é momentânea e única. Deixe-a vivenciar o momento e aprecie também, participando efetivamente, com apoio e elogio. Não se irrite quando ela só fala do bebê e aprenda a tolerar as constantes mudanças de humor, provenientes das alterações hormonais, pois esta, além de mexer com o organismo, também mexe com o emocional.
– Redobre a dose de carinho: com o decorrer da gravidez, algumas mulheres sentem-se menos atraentes e desejadas. Doses excessivas de carinho fazem bem a autoestima e ajudam a levantar o astral da gestante.
– Envolva-se totalmente: fique antenado em suas condições de saúde, participando, quando possível, das consultas médicas e dos exames de rotina. Isso tranquiliza a esposa, aumenta a sua segurança e estreita os laços afetivos do casal. Nos casos dos enjoos, leve seu café da manhã na cama, com um cardápio rico e diversificado, incluindo frutas frescas, sucos naturais e pães integrais. O chá de menta com gengibre, em jejum, minimiza o efeito das cólicas durante todo o dia.
Com essas recomendações, ambos saem ganhando. Apoiar e estar presente ao seu lado, participando durante todo o período de gravidez fará com que o futuro papai não fique de fora das alegrias e expectativas da gestante, além de melhorar o relacionamento, o que só traz benefícios ao casal.
Portanto não se distancie e nem fique apático em uma situação tão desejada e especial. Participe de cada momento e torne a gestação de sua parceira algo prazeroso e único.