Participação das doula no parto vêm de longa data. Não é de hoje que uma mulher, ampara outra mulher na hora do trabalho de parto. Existe um aumento de mulheres interessadas nesse serviço, para isso ela estão aperfeiçoando, fazendo cursos.
A doula é de origem grega, significa serva, conhecida também como acompanhante de parto. A função da doula é dar apoio no trabalho de parto, fazer massagens, ensinar exercícios de relaxamento, enfim ajudar emocionalmente a mãe na chegada de seu bebê. Algumas mulheres além de serem doulas são formadas em outras áreas como fisioterapia, com essa formação elas aplicam desde cromoterapia até do-in.
Requisitos para ser doula
Para ser uma doula a mulher deve ser carinhosa, sensível, tranquila e principalmente respeitar o momento que a parturiente esta vivendo. Durante o parto a doula deve falar se necessário, e apenas coisas que deixe a pessoas pra cima naquele momento tão especial que é o nascimento de um filho.
Existem doulas que vão se adaptando com a grávida desde o início da gravidez, para que quando a gestante for “dar à luz” haja um vínculo entre elas. Existem doulas voluntárias que atuam em hospitais públicos, geralmente são mulheres simples que fizeram o curso de capacitação para doulas e tem permissão para acompanhar os partos.
Doula para após o parto
Existem também as doulas pós-parto que se dispõe a acompanhar a mãe, orientando na amamentação e dando dicas de cuidados para com o bebê. Os benefícios das doulas são vários, citaremos alguns:
– Redução de 50% nos indices de cesariana.
– Redução de 25% na hora de trabaho de parto
– Redução de anestesia na hora do parto.
– Redução uso fórceps e outros.