Por mais que os pais protegem seus filhos de todos os males do mundo, sempre uma queda é inevitável, pois criança gosta é de brincar quase o tempo todo, e isso envolve pular, correr, balançar, escorregar, e, em algumas ocasiões, podem eventualmente se machucarem. É normal adultos lembrarem de como ocorreu aquela cicatriz no joelho, na testa, no queixo. Mas o trauma ainda pode ser maior quando o tombo atinge a boca e, consequentemente, quebra um dente.
A criança quebrou um dentinho e agora? Pancadas e quedas costumam deixar os dentes moles e até levá-los a quebras. Se ainda for um dente de leite, o prejuízo é menor. Mas mesmo assim é necessário levar a criança ao dentista para que ele avalie se realmente todo o dente foi removido. Além disso o dentista irá analisar a gengiva e, eventualmente, outros cortes que podem ter ocorrido na boca.
O que fazer quando a criança bate a boca e sangra
Em um primeiro momento, faça compressa fria para frear o sangramento e diminuir o inchaço.
Quando a quebra ocorreu com um dente definitivo, o reimplante deve ser feito imediatamente: em geral nas primeiras duas horas após o impacto. Se a dor for muito grande a caminho do dentista ofereça a criança um analgésico que ela tem costume de tomar.