Uma gravidez após um aborto além da alegria, pode vir acompanhada de muito medo, para essa angustia se dissipar, pense:
– Vamos viver um dia de cada vez, procure ocupar bem seu dia e siga em frente
– procure descobrir o que ocorreu na gravidez anterior, se foi uma gestação anembrionada ou se houve alguma alteração com seu colo de útero que levou ao aborto. E pense que cada gravidez é diferente uma da outra, e você não precisa ficar ligando uma a outra, com os cuidados devidos, essa agora irá transcorrer normalmente.
E lembre-se que a maioria das mulheres que sofreram aborto espontâneo, conseguem engravidar novamente e levar a gravidez adiante sem problema algum.
Seu companheiro pode lhe ajudar e muito, compartilhe com ele suas inquietações, não queira superar suas dores sozinha, quando você sofreu o aborto, ele também sofreu uma perda, não se esqueça disso.
Converse sempre com o médico que a acompanha, ele poderá esclarecer suas dúvidas e possivelmente acalmar suas angústia infundadas. Se mudou de médico nessa nova gravidez, conte-lhe seu histórico médico, como foi o aborto que sofreu e em que condições, com esses detalhes, o médico atual poderá te orientar e compreeender sua insegurança quanto a essa nova gestação.
Quando a mulher sofre um aborto e logo em após engravida de novo, é natural que ainda esteja triste pela perda, pois não se supera um aborto de uma hora para outra, não se priva de chorar se tiver vontade. E não fique colocando na cabeça que esta nova gravidez possa ter novamente o desfecho da outra.
Procure se preparar para esse novo ser que esta se desenvolvendo dentro de você, o tempo irá te ajudar a ver essa nova gravidez de forma positiva, principalmente quando os exames mostrarem o coraçãozinho do bebê batendo e quando perceber seu bebê se movimentando em seu ventre, com certeza sentirá mais confiante.