Existem vários tipos e brincadeiras para gincana escolar. Toda escola deve priorizar com que seus alunos tenham um aprendizado de qualidade, e faz parte acrescentar momentos de lazer e brincadeiras. Uma das formas de ensinar brincando é através das gincanas, que podem ser inclusive, organizadas entre professores, funcionários e alunos.
Geralmente, essas gincanas nas escolas ocorrem mais no inicio do ano, onde a intenção é integrar os alunos à escola e promover turmas. As gincanas são excelentes formas de interagir e socializar, e existem vários tipos de gincanas, por exemplo:
Gincanas
– Gincanas esportivas: ajudam a demonstrar como também desenvolver habilidades atléticas e esportivas, como por exemplo jogos de vôlei, de futebol, corrida, entre outras coisas.
– Gincanas culturais. É uma competição onde se dividem grupos para que os mesmos possam responder às perguntas sobre questões de esporte ou assuntos gerais, mostrando assim seu grau de conhecimento no assunto.
– Gincanas artísticas. Um estímulo a desenvoltura e criatividade, pode ser feita em forma de mímica. Desenvolver trabalhos manuais artesanais também é outra opção para a gincana artística.
E a mais interessante na minha opinião e de muitas pessoas é a gincana caça ao tesouro, que inclui esconder um objeto em algum lugar da escola e dividir as equipes para procurar o mesmo, podendo também incluir funcionários, como faxineiras, zeladores, para que com eles sejam encontradas pistas de onde está o objeto em questão.
Todas as gincanas em escolas são uma forma de entretenimento, estímulo e socialização ao mesmo tempo, por isso, vale a pena analisar o que é mais viável à sua sala, como professor, e escolher algo para fazer de diferente com seus alunos. Com certeza as aulas ficarão bem mais interessantes depois de uma gincana, e os alunos poderão ter mais apreço por você como professor!