Mulheres soropositivas (aids)podem ter filhos saudáveis. As doenças sexualmente transmissíveis são uma preocupação para todos. Embora muitas pessoas, ainda não as levam muito em consideração, só se preocupam quando as adquirem. A prevenção ainda é o melhor remédio. Preservativos são distribuídos gratuitamente nas redes de saúde publica, mas nem sempre são levados a sério e, as pessoas às vezes se esquecem que quem vê cara não vê coração, eis um ditado popular que merece atenção..
Contrair doenças em relações sexuais não é culpa de apenas um dos envolvidos, já que a mesma deve ser realizada com os devidos cuidados por ambos, enfim uma relação consciente, usando preservativos, conhecendo seu parceiro, efetuando exames regulares, pois esse último revela se a pessoa tem alguma doença sexualmente transmissível. A mulher que tem aids não pode descuidar, para que depois não fique ansiosa em saber se seu bebê terá a doença ou não? Acompanhamento médico é essencial, antes e durante e após.
Grávida com Aids
Apesar da gravidez de mulheres com aids serem de alto risco, há como monitorar tanto a gravidez como o nascimento do bebê e a saúde do mesmo, evitando que ele seja contaminado, reduzindo esses riscos em ate 1%, e isso com a ajuda do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, lembre-se que nesse caso, mais do que nunca é necessário um acompanhamento médico direto, com pré-natal, que os antirretrovirais sejam tomados corretamente durante a gestação e na hora do parto. A mulher soropositivo tem que ser orientada para o momento mais apropriado para que a gravidez ocorra sem tantos riscos, avaliando fatores como, por exemplo, o sistema imunológico da mãe e outros fatores.
Infelizmente, após o nascimento de seu bebê, porém, não terá como você amamentar, pois ai sim o risco de contrair o vírus da aids é grande. Com os cuidados necessários, você sem dúvida poderá realizar seu sonho de ser mãe. No entanto, vale à pena enfatizar mais uma vez a necessidade e a importância de que mulheres e os homens se conscientizem de que o uso de preservativo é fundamental para evitar uma gravidez de riscos e de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas a Aids. Hoje, graças ao avanço da medicina em termo de medicamentos muitas doenças são tratáveis, e a mortalidade bem reduzida, mas ainda traz grandes divergências e muitas dificuldades ainda.