A queda de cabelo vêm após o nascimento do bebê, aproximadamente 60 dias depois do parto, isso para a maioria das mulheres. É que quando a mulher esta grávida, os níveis de hormônio estão em maior atividade (estrógeno e progesterona), existem muito pouco hormônio masculino em ação, deixando o cabelo nesse período sedosos, macios, brilhantes e com pouca queda.
“Na gestação, os hormônios masculinos praticamente desaparecem e sobram os femininos, que são bons para os cabelos. No pós-parto, as taxas voltam à normalidade e os fios que não caíram no período despencam todos ao mesmo tempo. Daí, a queda acentuada, que tanto desagrada às mulheres”, explica Valcenir Bedin, dermatologista, mestre e doutor em medicina pela Unicamp (Universidade de Campinas)
Em média a queda se dá em torno de 30% dos fios, sendo que o estado nutricional da mulher conta também nessa hora. Sendo assim, a recomendação dos médicos é que a mulher tenha uma dieta mais equilibrada possível, pois o cabelo é pura proteína. Uma alimentação que contêm os itens que relacionamos a frente irão ajudar: alimentos ricos em ferro, zinco, cobre e vitamina B6, como frutas secas, banana, legumes, vegetais verde-escuros, grãos integrais, peixes em especial frutos do mar, fígado, gema de ovo e leite.
“Algumas gestantes desenvolvem, durante o período, distúrbios da tireoide ou diabetes. Nestes casos, o restabelecimento da massa capilar é mais demorado ou incompleto”, explica Adriano Almeida. Importante: quanto mais cuidar da alimentação, mais rápido tudo voltará ao normal. “Caso a mamãe não ingira os nutrientes necessários, a reposição pode demorar um ano ou até mais”, salienta Valcenir Bedin.
Os cosméticos ajudam na queda de cabelo ?
Existem vários cosméticos no mercado que prometem fazer os cabelos crescer, ganhar força e vida…
“Eles melhoram a saúde do fio na haste [comprimento], mas não têm influência na prevenção da queda e tampouco colaboram muito para o fortalecimento. De qualquer forma, hidratam, restauram e deixam o cabelo mais macio, elástico e bonito”, afirma Ademir Jr., tricologista, membro e diretor da Internacional Association of Trichologists. Bedin concorda e diz que os cremes melhoram a aparência, “porém não dá para esperar deles um tratamento contra a queda”. Já Adriano completa que ajudam a prevenir a quebra, principalmente nas madeixas com química. “É bom lembrar, também, que pode haver modificação na textura após o parto o fio nascer menos liso, por exemplo. Isso ocorre por causa das alterações hormonais.”