Há pessoas que preferem acreditar que dor de dente na gravidez é mito, coisa de pessoas antigas. Mas não, dor de dente é algo bem comum na gravidez, mas que não deve ser encarado como normal na hora de tratar. Sim, muitas mulheres preferem ignorar sinais de dor de dente durante a gestação, com medo de tomarem algum medicamento ou fazer algum tratamento para solucionar o problema e perder o bebê devido ao uso de medicamentos e anestesias, mas se você não for ao dentista ou antes ao médico para tentar saber a causa daquele problema, ai sim é que o agravante pode acontecer e colocar a sua gestação em risco.
Até que você procure um dentista, há algumas coisas que você pode fazer para aliviar a dor de dente na gravidez com tratamentos naturais, que podem ser de grande ajuda e não colocam seu bebê em risco.
Tratar dor de dente na gravidez
Primeiramente tente se lembrar do que comeu. Era quente ou gelado? Duro demais? Dependendo do alimento, seria bom não comer mais dele, afinal, pode ser que tenha atingido um nervo na boca causando a dor que você sente agora. Faça bochechos com água morna salgada, e cuspa em seguida, não engolindo o conteúdo. Além disso, compressas com pressão de água fria na parte externa do rosto podem ser de ajuda para aliviar a dor e, em caso de inchaço, diminuir o mesmo. Compressas favorecem a circulação sanguínea, o que ajuda a aliviar a dor de dente.
Medicamentos para Dor de Dente na Gravidez
Não cogite sequer a menor possibilidade de tomar algum medicamento sem consultar seu médico e dentista estando grávida, e se depois eles receitarem algo, basta seguir o tratamento de forma correta que com certeza esse problema será solucionado. A dor de dente é desconfortável por si só e, estando grávida, com certeza será mais um desconforto com o qual terá de conviver. Mas fique tranqüila, é normal sentir dor de dente em qualquer estado, seja grávida ou não, mas os cuidados são ainda mais essenciais nesse período.