É fundamental que a mãe, siga algumas recomendações para evitar assaduras no bebê, especialmente no verão. O clima também, influencia no aparecimento das assaduras. Quando está muito quente , a mãe deve ficar de olho, pois as irritações podem piorar pelo contato do suor com a fralda.
Dicas para evitar assaduras no bebê
Algumas sugestões para evitar assaduras:
1- Deixe a criança, sem fralda sempre que possível para que o bumbum receba a ventilação adequada, principalmente quando o tempo está quente. A luz do sol é tão útil quanto o ar para prevenir ou curar as assaduras.
2- Caso o bebê apresente assadura, opte por fraldas de pano no lugar das convencionais descartáveis. Elas podem ser menos práticas, mas permitem que o ar circule e a região não fica abafada. Mas procure não colocar calça plástica por cima.
3- A fralda de pano deve ser bem lavada, para isso use sabão neutro (sabão de coco) e no enxague misture um copo de vinagre na água e deixe secar ao sol e após passar a ferro.
4- Evite o uso excessivo de lenços umedecidos, porque eles contêm substâncias químicas que podem irritar a pele da criança, principalmente dos bebezinhos. As marcas com hamamélis e calêndula podem diminuir a irritação.
5- Sempre que estiver em casa, faça a higiene do bebê a cada troca de fralda com sabonete neutro. Limpe bem cada dobrinha, enxágüe e seque. Não use adstringentes ou esfregue vigorosamente, pois pode piorar a assadura.
6- Bepantol é uma boa opção contra assaduras, mas verifique com o pediatra se não existe nenhum inconveniente de usá-la em seu bebê. Também tem hipoglós misturado com uma colher de óleo de amêndoa e maizena também é boa contra assadura.