Maus hábitos que facilitam o surgimento de câncer de mama

O Câncer de Mama pode aparecer devido a vários fatores e muitos deles envolve os nossos maus hábitos.

27/11/2012 23h18m. Atualizado em 31/10/2014 22h18m por:

 

câncer de mamaO Câncer de Mama pode surgir de maus hábitos. Quem não tem medo de adoecer? Acho que todo mundo, não? Afinal, como dizem os mais velhos, podemos até ficar sem grana, mas, sem saúde fica difícil. Mas, muita gente não percebe que os grandes responsáveis pelo surgimento de muitos males à saúde, vêm de nós mesmos. Exagero meu? Não mesmo.

Claro que a genética tem grande parcela de culpa ao adquirirmos determinadas doenças, mas, nossos hábitos diários contribuem mais do que imaginamos para o surgimento de doenças graves como o câncer de mama, por exemplo.

Sendo o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, o câncer de mama também é um dos tipos que mais mata (cerca de 11 mil mulheres morrem todo ano vítimas da doença). Por outro lado, diagnosticado em fase inicial, as chances de cura ultrapassam 91%.

Conheça agora os maus hábitos, que você deve evitar cometer em seu cotidiano para afastar ainda mais esse mau à sua saúde:

Maus hábitos que podem levar ao Câncer de Mama

OBESIDADE – É uma das maiores inimigas na prevenção contra o câncer de mama, principalmente depois da menopausa. A mulher ao deixar de menstruar, para de fabricar o hormônio estrogênio, que, consequentemente, não atua na proteção das mamas. Aí é que entra a gordura para bagunçar tudo.

“Nessa fase, uma enzima da glândula suprarrenal, a aromatase, inicia sua atuação, convertendo a gordura em hormônio, que passa a ter atividade estrogênica no tecido mamário”, explica a mastologista Maira Caleffi, do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

SEDENTARISMO – Além de engordar, nos priva de muitos benefícios adquiridos com o exercício físico.

“”A atividade física diminui o colesterol, matériaprima para a produção de estrogênio”, afirma o bioquímico Roberto Burini, do Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, interior de São Paulo.

“A ginástica também fortalece soldados do sistema de defesa chamados natural killers, uma proteção natural contra células defeituosas”, acrescenta a mastologista Maira.

ABRIR MÃO DE AMAMENTAR : Quem prioriza a saúde, não pode cometer esse erro. Além de proporcionar inúmeros benefícios à saúde do seu bebê,

“o aleitamento durante seis meses promove uma esfoliação interna das células da mama, renovação que favorece a eliminação de eventuais unidades precursoras de tumor”, esclarece o nutricionista Fabio Gomes, do Instituto Nacional de Câncer.

CONSUMO DE ÁLCOOL – Cuidado com os goles de fim de semana!

“Existem inúmeros estudos que correlacionam a ingestão de bebidas alcoólicas à doença”, diz a mastologista Maira. “Ultrapassar três drinques semanais já é considerado arriscado, segundo as evidências”, alerta.

ALIMENTAÇÃO – Embora não exista uma definição acerca dos alimentos que possuem influência direta na prevenção ou causa do câncer de mama, existem grupos que devem ser evitados ou aumentados no cardápio.

“em geral, frutas, legumes e verduras contêm substâncias antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres”, lembra o nutricionista Fabio Gomes.

Por outro lado, itens muito calóricos, com muito açúcar e gordura, como sabemos, provocam a obesidade, gatilho para outras doenças, como o câncer de mama.

“Uma alimentação inadequada também instiga a resistência à insulina, condição que estaria associada ao câncer, embora não saibamos ainda o mecanismo que explique essa relação”, conclui a médica Maria do Socorro.

Melhor ter mais cuidado com o que põe no prato, não é?

ESTRESSE, DEPRESSÃO E ANSIEDADE – Os grandes males do mundo moderno , detonam o sistema imunológico de qualquer mero mortal. As unidades de defesa vão perdendo a forma de consertar as células que sopfrem mutação. Assim, a passagem para multiplicação anormal e surgimento de um tumor fica liberada.

Depois de ler tudo isso, confessa que você está pensando seriamente em se matricular numa academia, maneirar na bebida e controlar mais o que come?

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *