Algo passível de ocorrer com todos que tenham filhos pequenos são os pequenos acidentes em casa, os quais devem ser tratados adequadamente com medidas simples e eficientes.
As possibilidades de acidentes são as mais diversas possíveis. Dentre essas selecionamos as mais usuais e suas maneiras de tratá-los.
Como agir em caso de acidentes com crianças
– Apertar a mão ao fechar portas e janelas: Caso os dedos já tenha se soltado, pegue a criança e segure-a no colo, para transmitir conforto e segurança. Analise, sem comprimir a região lesionada. Se for provocada pela própria criança, em princípio não deverá ser muito sério, devido a pouca força usada para produzir a lesão. Faça uma compressa com água gelada e evite passar alguma pomada no local. A facilidade de se levar as mãos à boca é grande. Se as dores persistirem, ou as unhas se quebrarem, vá ao pronto socorro e solicite um raio-x do local para identificar possíveis fraturas.
– Colocar o dedo na tomada de energia: Em princípio, não deve haver perigo maior, uma vez que as tomadas fornecem baixas tensões. Na grande maioria dos casos, a criança leva somente um susto. Sendo assim, pegue-a no colo e explique que não deve fazer isso novamente, pois ira machucar todas as vezes que colocar o dedo lá. Caso haja pequenas queimaduras, coloque as mãos em água corrente e aguarde alguns minutos.
“Procure um pronto-socorro se a criança estava molhada ou descalça na hora do choque ou se desmaiar, tiver bolhas no local da queimadura ou manchas avermelhadas na pele”, alerta Constantino.
– Morder a língua após cair: Uma das coisas mais frequentes quando a criança cai com o rosto próximo ao chão são as mordidas na língua. Caso ocorra, não entre em pânico, pois é comum sair muito sangue. Essa região é repleta de pequenos vasos e sangramentos são comuns. Quando isso ocorrer. Encharque uma gaze com água gelada e coloque sob a língua. Rapidamente o sangramento estancará.
“O único cuidado é verificar se, na queda, a criança não bateu outras partes do corpo, principalmente a cabeça. Caso ela fique sonolenta, apática, vomite ou movimente-se de maneira estranha, é melhor procurar um pronto-socorro”, indica João Maksoud Filho, cirurgião pediátrico, de São Paulo.
Esses são os casos mais comuns de ferimentos em crianças dentro de casa. O mais importante é não se alarmar para poder passar segurança à criança e caso a criança permaneça chorando, procurar atendimento médico imediatamente. Outro cuidado que deve haver, são manobras praticadas em casa para remover o objeto ou forçar o vômito.
“Essas tentativas podem empurrar o corpo estranho para um ponto ainda mais perigoso do organismo”, afirma Denise.
Alguns cuidados efetuados em casa são simples e que surtem efeito imediato, principalmente se forem praticados com muita calma.