Acidentes de Crianças com Pilhas e outros Objetos. Criança saudável não para. Não tem jeito, por mais que você tente contê-las por alguns minutos, eles parecem ter um motorzinho que não os deixam parar. O negócio é deixar que gastem energia, mas, sem perdê-los de vista para evitar que acidentes aconteçam.
Principalmente nos primeiros anos de vida, é normal que a criança leve tudo que encontra à boca, principalmente aquelas objetos que eles adoram fazer de brinquedo como o controle remoto, por exemplo. Pesquisas norte-americanas mostraram que nos últimos 20, os acidentes com baterias e pilhas (que podem ser também de celular, calculadoras e brinquedos), dobrou.
É aquilo: você vira pro lado e quando vê, já era. Todo cuidado é pouco já que as consequências são hiper perigosas
“Se a bateria ficar presa no esôfago da criança, por exemplo, pode liberar uma substância alcalina, similar à soda cáustica”, explica Mário Vieira, chefe do Departamento de Gastroenterologia Pediátrica e Endoscopia Digestiva do Hospital Pequeno Príncipe (PR).
Com esse alerta, é necessário manter todos os controles remotos e celulares longe do alcance das crianças, além de colar as tampas com fita adesiva para reforçar a segurança. Quanto aos brinquedos, só compre os que possuem selo de segurança do Inmetro.
Sinais e o que fazer quando a criança engole algum objeto
Fique atento aos sinais como: falta de apetite, vômitos, dificuldade para engolir e salivar. Caso o objeto tenha se alojado no esôfago pode impedir passagem de ar também. São sinais de que seu filho engoliu algo estranho. O melhor é leva-lo ao pronto socorro imediatamente, lá eles terão como efetuar um RX para ver onde esta alojado o objeto, se for no estomago farão uma endoscopia para retirá-lo, mas caso esteja nos pulmões, farão provavelmente uma broncoscopia.
Ah, se seu filho engoliu algum corpo estranho, nada de forçar o vômito, mamãe. Ao contrário do que muitos pensam, isso não ajuda, além de ser extremamente perigoso. O melhor é correr pro hospital e deixar que pessoas qualificadas façam o que deve ser feito. Caso ela esteja ficando sem ar, ligue 193.
Causadores de engasgos
– Caroço de feijão, de arroz e pedaços de fruta, como maçã (estar por perto enquanto as crianças estão comendo)
– Peças pequenas que se desprendem de brinquedos
– Bolinhas de gude
– Pilhas e baterias
– Tampas de caneta
– Moedas e botões
– Parafusos
– Balas
No mais, olho vivo e vigilância o tempo todo nos pequenos como vocês sabem melhor que eu, né?