Infelizmente, a cada dia o número de crianças desaparecidas no Brasil e no mundo aumentam. Estima-se que só o território brasileiro são registradas, aproximadamente, 25 mil ocorrências de crianças desaparecidas a cada ano. É fato que as taxas de resolução desses desaparecimentos não são tão negativas. Isso porque 85% dos casos de sumiço são resolvidos e solucionados pela Polícia.(graças a Deus!)
Entretanto, esses números não servem para diminuir a dor de quem tem uma criança desaparecida na família, principalmente quando é filho ou filha ou neto ou neta. Não é sem justificativa que o Governo Federal e diversas ONGs e projetos sociais promovam, frequentemente, campanhas de crianças desaparecidas levando o fato ao maior número de pessoa afim de tentar encontrar essas crianças desaparecidas. Os leitores, com certeza, já devem ter visto fotos de crianças que sumiram, impressas em tickets de pedágio, em caixas de leite e em cartazes em ônibus, atualmente nas redes sociais, nos meios de comunicação( rádio e TV) e nas ruas.
Informação de Crianças,Jovens e pessoas desaparecidas
A própria família do desaparecido acaba criando mecanismos de busca e de divulgação do fato a fim de auxiliar no trabalho da Polícia e ter um retorno mais rápido, inclusive não é necessário aguardar 24 horas para comunicar a polícia o desaparecimento da criança.
Uma das maiores medidas criadas pelo Governo Federal para contribuir com o desaparecimento de crianças foi em 2012, quando a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), consolidou a Rede Nacional De Identificação e Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (conhecida pela sigla ReDESAP).
A ReDESAP é composta por composta por delegacias, ONG’s, Conselhos Tutelares e outras instituições com o objetivo de ajudar na busca de crianças, jovens e adolescentes brasileiros e desaparecidos. Em 2010, houve mais um avanço. a Secretaria de Direitos Humanos (SDH), lançou o Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Sendo que dia 25 de maio, é o dia Internacional da criança desaparecida.
Sendo assim, se você deseja também contribuir, quando tiver alguma pista sobre o paradeiro de uma criança desparecida, procure imediatamente um órgão público. Acesse também o site www.desaparecidos.mj.gov.br para obter mais informações e saber como você pode ajudar.