O Descolamento Prematuro da Placenta exige cuidados médicos imediatos. A placenta na gravidez exerce um papel fundamental no desenvolvimento do bebê, sendo assim, um descolamento de placenta é considerado grave, pois esse processo pode prejudicar tanto a mãe quanto ao bebê, cuidados médicos imediatos são necessários.
Função da Placenta
A placenta além de transportar oxigênio leva para o bebê em formação, os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, além de eliminar o dióxido de carbono e outros resíduos do metabolismo do bebê. No final de uma gravidez a placenta pesa em torno de 500 gramas, sendo que a mesma é expulsa do corpo da mulher logo após ela dar a luz.
Durante a gravidez a placenta deve permanecer na posição adequada para que o bebê se desenvolva normalmente. O descolamento da placenta quando ocorre, é geralmente acima da vigésima semana, necessitando extremos cuidados.
Causas do descolamento da placenta
A hipertensão, o tabagismo e o uso de substâncias ilícitas ou mesmo traumas como batidas pode levar a um descolamento prévio de placenta.
Sintomas
Como mencionamos anteriormente, o descolamento prematuro de placenta pode ocorrer na segunda metade da gravidez, apresentando hemorragia e alguns episódios de dor abdominal. Após a 20ª semana de gestação, se ocorrer sangramento por menor que seja, a gestante deve procurar imediatamente o seu médico.
Conseqüências do descolamento da placenta
As complicações do descolamento prematuro da placenta para mãe, ocorre pelo distúrbio de coagulação e insuficiência renal, além de levar morte fetal. Em algumas situações extremas onde a hemorragia é intensa, a mulher também pode vir a óbito.
Se o bebê sobreviver, seu parto deverá ser cesariana, havendo necessidade que ele receba transfusão de sangue.
Um bom pré-natal pode evitar o descolamento prematuro da placenta, intensificando um controle rigoroso da pressão da gestante. Cabe a gestante ter uma boa nutrição e ficar longe de álcool, cigarro e drogas.