Evitar quedas na gravidez é uma das grandes preocupações da gestante . Quem nunca perdeu o equilíbrio de cima do banquinho ou tentando andar sobre a beirada da calçada? Claro, uns são mais desastrados que outros e levam mais tombos. Mas, cair é normal e inevitável ao longo da nossa vida.
O problema é que principalmente durante os 9 (nove) meses de gravidez, o cuidado com nosso equilíbrio deve ser bem maior afinal, segundo o ginecologista e obstetra Alexandre Pupo Nogueira, a gestante corre um risco bem maior de cair já que o centro de seu equilíbrio é voltado para frente por conta do crescimento da barriga, principalmente a partir do 7º (sétimo) mês. Se antes, um tropeção simples não tirava seu equilíbrio a ponta de resultar num tombo, agora é bem diferente.
Perder o bebê por conta de um tombo na gravidez é raro, mas, caso a gestante tenha alguma complicação anterior, os riscos de aborto espontâneo é maior.
“O impacto de cair no chão pode deslocar a placenta, fazendo com que ela se solte do útero, o que gera sangramento e pode levar ao aborto, em especial nas mulheres que têm um problema com a placenta”, diz Alexandre.
Exceto casos de complicações prévias, o máximo que vai acontecer é seu bebê sentir uma baita sacudida (por estar protegido pela placenta, não sofre nenhum risco maior) em uma queda durante a gravidez, é a mãe que pode sofrer um entorse de tornozelo, por exemplo.
Já caiu? Então a primeira coisa a fazer é levantar bem lentamente, de preferência com o auxílio de outra pessoa para que sua pressão arterial não caia. Em seguida, ligue para seu médico para que o mesmo lhe oriente sobre o que precisa fazer. Talvez ele peça para que você vá a um pronto-socorro realizar uma ultrassonografia para ter a garantia de que mãe e bebê estão bem.
Evitar quedas durante gravidez
O melhor mesmo é prevenir então, fique atenta às dicas de como evitar quedas na gravidez:
– Evite salto alto ao máximo e dê preferência aos sapato e sandálias baixinhas que permitem melhor equilíbrio;
– Nada de subir em bancos ou escadas para pegar coisas no armário;
– Procure controlar seu peso corporal. Em excesso ele diminui os reflexos;
– Evite andar sob superfícies molhadas. Banheiro e cozinha são cômodos mais perigosos. Evite deixar o chão molhado;
– Não é porque está grávida que não pode praticar atividades físicas, mas, prefira sempre os de baixo impacto como os aquáticos e realizados sentada, ajoelhada ou sentada, por exemplo.
Com essas dicas e um pouquinho mais de atenção por onde anda, a grávida pode evitar quedas , que não vai cair, ninguém garante, mas, as chances reduzem muito!