Progeria (Síndrome Hutchinson-Gilford): Causa, tratamento e cura

Síndrome de Progeria, é uma das doenças genéticas que ainda não tem cura, mas é possível melhorar a qualidade de vida das crianças acometidas por ela.

04/09/2012 14h28m. Atualizado em 19/11/2014 22h02m por:

 

progeriaFalaremos do envelhecimento precoce em criança, a Progeria(Síndrome Hutchinson-Gilford), considerada uma doença rara.Envelhecer é a regra natural da vida. O ciclo é o mesmo para todos: nascer, envelhecer, morrer. Parece duro mas, a graça é o que vêm nas “brechas” dessas fases e, sim, acredito que envelhecer está muito mais relacionado a nossa mente do que ao nosso corpo. Enfim, esse é o curso natural da vida e, quando vemos que algo esta fora da “ordem”, nada mais natural do que a sensação de estranheza.

E o que têm a ver Síndrome de Progeria e velhice? Tudo! Lembram do famoso filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, onde o personagem principal nasce idoso e rejuvenesce com o tempo? É parecido.

De incidência rara, a síndrome de progeria é uma doença genética da infância que acomete 1(um) em cada 8(oito) milhões de crianças. Devido a alterações genéticas, elas possuem características marcantes que acelera o processo de envelhecimento, sendo até 7 (sete)vezes mais rápido que o normal.

O prognóstico dessa doença é triste. As crianças têm uma expectativa de vida que chega em 14 anos para as meninas e 16 para os meninos (Não gosto de estatística é muito abrangente, o que importa é tratar as consequência que a doença pode trazer e viver). As responsáveis por essa previsão infeliz são as complicações cardiovasculares. Mas, o desenvolvimento cognitivo das crianças não é afetado, tendo elas sua inteligêcia preservada.

Entenda melhor o que é a Síndrome de Progeria

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é dado com certa facilidade, geralmente com uma avaliação clínica já se têm o resultado. A doença costuma ser diagnosticada entre 1(um) ou 2(dois) anos de vida.

CARACTÉRISTICAS DA CRIANÇA PORTADORA DA DOENÇA

– Envelhecimento precoce aparente;
– Peso abaixo do desejável;
– Ausência de cabelos, com apenas alguns fios esbranquiçados;
– Pele enrugada e com pouca elasticidade;
– A face é pequena em relação à cabeça;
– Os dentes começam a surgir de forma tardia;
– A voz é quase sempre muito aguda;
– Deformidades nas articulações, acompanhadas geralmente de dor nas regiões;
– Unhas fracas e quebradiças;
– Grande tendência a escoliose e hérnia umbilical;
– Quase sempre possuem problema de ossificação, como osteoporose;
– Genitais não desenvolvidos por completo;
– O quadril pode apresentar luxação;
– Órgãos começam a ficar alterados, como baço que dilata;
Geralmente a doença cursa com alterações de órgãos, como o baço, que se torna dilatado;
– Quase sempre começam a desenvolver doenças que costumam ser relacionadas a pessoas com idade avançada como a dislipidemia, aterosclerose e diabetes;
– As crianças apresentam hipersensibilidade a luz do sol;

Causa da Progeria

O que se sabe é que essa doença é resultado de uma mutação genética, mas, a ciência ainda não sabe explicar porque e como isso acontece.

Tratamento da progeria

O tratamento da Progeria (Síndrome Hutchinson-Gilford) visa a melhora na qualidade de vida, tomando como base o tratamento dos sintomas que a criança comece a apresentar. Infelizmente, a doença ainda não têm cura. Os cuidados são multidisciplinares, onde envolve o trabalho de profissionais como: nutricionistas, psicólogos, médicos, dentistas, fisioterapeutas, dentre outros.

Como vimos, a Progeria (Síndrome Hutchinson-Gilford) é uma doença muito triste e grave, de caráter totalmente genético. Mesmo com a expectativa de vida tão baixa e muitas doenças associadas, é possivel que a criança tenha um tratamento que vise uma vida com a maior qualidade possível.E nunca esquecer que a ciência e as pesquisas estão a favor da saúde, nvos medicamentos surgiram e muitas doenças podem ser curadas ou mesmo seus efeitos amenizados.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *