As novidades não param de surgir na saúde brasileira. Em meio a um cenário de tanto descaso em determinados pontos do país e atendimento precário e de qualidade inferior, coisas boas vêm acontecendo.
Dessa vez, a notícia é de animar e fazer vibrar as mulheres que sonham com a maternidade e por algum motivo, possuem dificuldades de engravidar.
Prontas? Então lá vai!
Foi realizado no último sábado, no Hospital São Marcos (Maringá-PR), o primeiro transplante de ovários no Brasil. Isso mesmo mulheres; a nutricionista Elisa Gerep de Morais, de 29 anos, cedeu parte do tecido de um de seus ovários para sua irmã gêmea, a felizar Mariana Gerep de Morais que, devido a menopausa precoce, sofrida por conta de problemas genéticos, a fez perder seus ovários, minando assim, o sonho de gerar um filho.
A fonte da notícia, o Jornal Folha de São Paulo, explicou ainda que a outra parte do tecido será preservada, caso ocorra a necessidade de um novo transplante na paciente.
Após Transplante de Ovário: Procedimento
Segundo o responsável pelo procedimento, o cirurgião e pesquisador em reprodução humana da UFSP, Carlos Gilberto Almodin, para avaliar o resultado do transplante de ovário, é necessário aguardar 6 meses para saber se o órgão implantado não foi rejeitado pelo organismo. Após esse período, a mulher poderá realizar o sonho da maternidade.
É importante esclarecer que a cirurgia só pode acontecer graças a uma pesquisa iniciada em 1999 por Carlos Almodim. Mas, o sucesso do transplante de Ovário só acontecerá se a paciente voltar a ovular e conseguir engravidar. Estamos torcendo por você, Mariana!