Pela Unicef, o Dia da Criança, foi convecionado que todo dia 20 de novembro, é uma data para lembrar das crianças. Em diferentes países o dia da criança é comemorada em datas distintas e o tipo de celebração se difere, mas o objetivo é o mesmo, festejar o dia dos seus menores.
A escolha desta data pela UNICEF foi devido, que no ano 1959, oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. No documento, ficou específicado que toda criança tem direito a alimentação, educação, amor e educação.
12 de outubro: Dia das crianças
No Brasil no dia 5 de novembro de 1924, com o decreto nº 4867, criado pelo Deputado Galdino, fixou que dia 12 de outubro é Dia das Crianças. Mas no início essa data não atingiu toda a sociedade brasileira, foi só em 1955, quando uma fábrica de brinquedos ¨Estrela¨, através de propaganda de brinquedos, fizeram a ¨semana da criança¨ incentivando o comércio e a data do dia ¨12 de Outubro¨ ficou incorporada no calendário dos pais.
Brincadeiras para Crianças
Não interessa onde mora, o dia da criança tem que ser comemorado, basta que tenha um lugar onde possa montar as brincadeiras e reunir todas as crianças do local, vai ser divertido:
1- Jogos de argolas – Coloque garrafas pet espalhadas, e defina um número de argolas para jogar e encaixar na garrafa, quem acertar mais vence.
2- Corrida do Saci – Faça dois riscos no chão com uma boa distância um do outro, um risco seria a saída e o outro a chegada, no rank de saída coloque as crianças numa perna só e pulando elas terão que chegar na linha final e quem chegar primeiro ganha.
3- Corrida do saco – pode ser realizado em dupla ou individual, entrando em um saco grande terão que pular e quem chegar a frente da linha final vence.
4- dança da laranja – formar pares, cada uma das crianças com as mãos para trás das costas e uma maçã na testa, irá dançar, se a maçã cair a dupla é desclassificada. A música não deve parar até que reste um casal com as maçãs na testa.
5- Corrida dos sapatos – as crianças em duas equipes, tiram os sapatos e os mesmos devem ser embaralhados, no ponto de partidas as crianças se posicionam, quando derem o sinal elas saem correndo com uma perna só, e chegando até os sapatos vão calça-los e novamente com um sinal elas devem dar continuidade ao ponto de chegada, pulando novamente com uma perna só, e a equipe que tiver maior número de crianças com os sapatos certos, ganha o jogo.