Quanto mais escrevo para vocês, mais fico fascinada pelo milagre de gerar outra vida. É a coisa mais linda que eu já vi acontecer e espero ter a minha vez em alguns anos. Enquanto não chega a hora, vou aprendendo mais e mais e,claro, trazendo tudo para as futuras mamães que acessam o blog.
E por falar em fascínio, você sabia que esse barrigão quentinho e protegido não é só um mundo isolado para seu bebê? Mesmo ainda aí dentro, ele pode escutar e sentir tudo que se passa com você.Existe inclusive até profissionais que ensinam como fazer a estimulação do bebê dentro da barriga da mãe.
Quando o bebê começa a ouvir tudo aqui de fora?
A partir do 4º mês de vida, o ouvido do bebê já está formado e ele começa a ouvir tudo que se passa aqui fora. Então, que tal unir o útil ao agradável e, bem mais que saber que seu filho te escuta, dedicar alguns momentos para aumentar ainda mais esse vínculo que só tende a aumentar? Não sei se você sabe mas, até o comportamento futuro de seu filho, terá reflexos desses momentos únicos. Vejam só.
Estimular o bebê ainda dentro da barriga
– Cantar e ouvir músicas e acariciar a barriga são exemplos de gestos percebidos pelo bebê ainda no útero. O pequeno têm a sensação de segurança e tranquilidade. Com esses simples e encantadores gestos, você pode iniciar uma relação ainda mais forte com seu filho. E mais: estudos mostram que mães que ouviam música clássica durante a gestação, têm bebês com cérebro mais desenvolvido, como o chamado “efeito Mozart”.
Comportamentos futuros: bebês estimulados na barriga com muita conversa, músicas e carinho possuem maior facilidade no aprendizado durante a infância, além ter um comportamento social mais adequado.
E vocês pensam que o bebê não vai responder, claro, não é? Estão enganadas.
“Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo”, explica a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.
Você já deve ter ouvido de alguma mamãe que ela só consegue acalmar o choro do bebê recém-nascido com aquela música que cantava na gravidez. Se sim, saiba que ela não está inventando,viu? Principalmente depois do sexto mês, a memória implícita já está formada no bebê que é justamente a parte do cérebro que dá mesma sensação de antes ao bebê.
Para finalizar, não esqueça que tudo que você sente, o pequeno também. Isso quer dizer que, se está tensa, ele tem vai estar e vai responder da mesma forma. Portanto, aproveite o poder desse contato e curta muito seu bebê mesmo antes do nascimento.