Você bem que queria mas, esse bebê lindo não vai ficar o tempo todo nos seus braços com essa carinha indefesa e dependente. A medida que ele cresce (sim, mamãe, infelizmente, cresce!), as necessidades do bebê vão muito além de troca de fraldas, colo quentinho e leite materno. É hora de ensinar as primeiras palavrinhas, dar as primeiras noções de certo e errado e inserir alimentos variados, completos e com vitaminas, mas, o mais importante com recomendação do pediatra.
Pode não parecer, mas a mamadeira certa para o bebê influência muito na hora de alimentar a criança, principalmente se você precisa deixar de amamentar seu bebê antes dos primeiros seis meses.
“Quando houver a necessidade de amamentação por mamadeira, as mães devem buscar bicos que tenham características mais próximas ao do peito”, explica a pediatra Luisa Casal.
Escolher a mamadeira certa para o bebê
Dicas da pediatra para escolher a mamadeira ideal para seu bebê:
Bico de silicone: “A escolha da mamadeira é uma adaptação de cada criança, mas existem alguns materiais que oferecem maiores benefícios. Prefira os bicos de silicone, pois são mais fáceis de limpar e acumulam menos resíduos, sem contar que a durabilidade é maior.”
Bico anatômico: Evita deformidades na cavidade bucal, além de ter semelhança com o mamilo. É importante buscar bicos mais largos e que se pareça com o bico do peito. Como a sucção é mais fácil pela mamadeira, pode levar o neném a recusar o aleitamento materno antes do tempo. O bebê identifica tudo pela boca. Amamentar relaxa a criança e a acalma, proporcionando conforto e bem estar.
Tamanho do bico: O tamanho do bico da mamadeira está relacionado com a idade do bebê. Por isso, é importante prestar atenção nas informações do fabricante na hora de comprar. Eles são separados para crianças de 0-6 meses ou maiores de 6 meses.
Furo do bico: O furo do bico da mamadeira está relacionado com o que a criança irá consumir. Existem três tipos: para água, leite e alimentos mais grossos, como sucos e mingau.
Mamadeira antirefluxo: Possui uma válvula de ar que permite ao bebê, sugar o alimento sem engolir ar. É conhecida também com anticólica. Excelente mamadeira. Dá ótimo resultado, reduzindo sensivelmente a incidência de cólicas e gases no bebê.
Obs: Prefira mamadeira sem Bisfenol
Por mais ideal que seja a mamadeira, nada se compara ao leite materno, portanto, amamente o máximo que puder. Seu filho só terá benefícios ao longo de toda a vida.