O SUS é considerado o sistema de saúde mais completo já existente. No entanto, a falta de investimento está falindo com esse conjunto de leis e determinações que garantem o acesso universal a saúde em todo território nacional.
O resultado vemos todos os dias: hospitais lotados, falta de profissionais para atender as demandas e óbitos que, em sua maioria, poderiam ser evitados caso a lei fosse cumprida.
Contrário a esse caos que a saúde pública vem passando, alguns pontos merecem ser lembrados: as campanhas de conscientização no combate e prevenção de doenças como a dengue, câncer de mama e as constantes campanhas de vacinação contra diversas doenças em vários estágio da vida.
Essa é uma prova de que o SUS precisa ser reerguido e respeitado! Milhares de pessoas se beneficiarão de algo que é DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO.
Outro ponto que merece elogios ao sistema é a campanha de vacinação em crianças portadoras da síndrome de Down.
O calendário de vacinação para as crianças com Down foi ampliado pela Secretaria de Estado da Saúde, com aplicação de doses de forma gradual em 6(seis) centros de Imunobiológicos Especiais (CRIEs), no estado de São Paulo.
As cidades que ainda não contam com o serviço só precisam fazer cadastramento nos postos de vacinaçao para que as doses possam ser aplicadas no município dos locais. Pra ficar realmente completo, só falta a regra chegar em todos os estados, não é?
Confira abaixo:
Calendário de vacinação para crianças com Sindrome de Down
No nascimento: BCG , Hepatite B (HB);
Não dê bobeira. Mantenha a vacinação de seus filhos sempre em dia e evite problemas mais sérios no futuro.