Não são só os adultos que sofrem com noites mal dormidas. Segundo o Laboratório de Estudos do Sono, do Hospital Infantil Cândido Fontoura em São Paulo, crianças e adolescentes também são vítimas dos distúrbios do sono. A solução? A Higiene do Sono em crianças, nome do tratamento utilizado para fazê-las dormirem melhor. Esse tratamento além de melhorar a qualidade de sono educando-o, melhora o desempenho da criança na escola. Na unidade do Hospital, além de uma triagem são realizados exames, um deles é a polissonografia.
Higiene do Sono em crianças
O que deve ser mudado em casa. Se o seu filho tem problemas para dormir, sono agitado ou fica sonolento o dia todo, inclusive durante as aulas, siga as seguintes orientações:
1- Defina horários rígidos para dormir e acordar, assim como para refeições e toda a rotina diária.
2- Se seu filho ainda não vai à escola, precisa dormir de 10 a 11 horas diárias. Se já a frequenta, necessita de 8 a 9 horas de sono. E se são adolescentes, de 7 a 8 horas.
3- A criança deve dormir em sua própria cama.
4- O quarto deve ser escuro e ventilado.
5- Não coloque televisão e computador no quarto, pois eles estímulam o cérebro e dificultam o sono.
6- Evite oferecer alimentos pesados, pelo menos, duas horas antes de colocar a criança na cama.
7- Durante o decorrer do dia, evite dar a elas bebidas que contenham cafeína (refrigerante, café e alguns chás) e a noite deve ser proibido.
8- Antes de dormir, ofereça alimentos ricos em triptofano, como o leite.
9- Caso as noites de sono de seu filho não melhorar, procure ajuda médica.