Como proteger seu filho da sua gripe: Cuidados Importantes

Você adoeceu e agora, como evitar transmitir a virose para seu filho. Existem alguns cuidados importantes, que poderá seguir para evitar o contágio.

13/06/2012 19h12m. Atualizado em 19/11/2014 21h59m por:

 

como proteger seu filho da sua gripeCom a queda das temperaturas, típicas da estação, você logo corre pra deixar as crianças bem agasalhadas, não é? Certíssima. Mas veja os cuidados importantes para proteger seu filho de sua gripe caso tenha sido infectada.

O problema é que a preocupação com a criança é tanta que os pais as vezes esquecem que também precisam se cuidar para não ficarem gripados e aí sim, aumentar ainda mais as chances dos filhos contrairem o vírus.

Se não teve jeito e vocês já começaram a “fungar” o nariz e sentir a cabeça pesar, o jeito é ficar de olho nas dicas para proteger a saúde da criança:

Proteger seu filho da sua gripe

Nada de contato em excesso: A gripe é transmitida até 5 dias após o início dos sintomas. Nesse tempo, evite beijar e abraçar muito os pequenos, por mais que possa ser ruim. Logo tudo volta o normal e você desconta depois;

Lave as mãos: Toda vez que você tosse ou espirra, é normal colocar a mão na frente, certo? Com isso o vírus se instala. É por isso que os médicos recomendam que lave bem as mãos, principalmente antes de pegar a criança.

Um pouco longe: Caso você durma no mesmo quarto que a criança, nada de ficar agarrada a ela. Procure colocar a cama ou berço a uma distância mínima de 3 metros. Assim, as chances das gotículas espelidas pela tosse e espirro atingirem o pequeno são menores.

Ar puro: Vocês dois devem evitar ficar juntos em ambientes fechados. Se estiver frio, mantenha-o agasalhadinho e abra portas e janelas para o ar ventilar. Se estiverem no carro, abra o vidro do carro do seu lado.

Evite que o vírus se propague: Toda vez que soar o nariz, jogue os lenços de papel imediatamente no lixo. Não como ou beba no mesmo prato que seu filho.

Cuidado com a amamentação: O ideal é usar máscara para amamentar. Embora não se saiba se a gripe é transmitida através do leite materno, os médicos recomendam o uso daquelas máscaras vendidas em hospitais para evitar que seu filho se contamine com o vírus.

Considere tomar remédio: Antigripais são eficazes para amenizar os sintomas da gripe, portanto, consulte seu médico antes de começar a tomar. Só ele pode indicar o que é melhor pra você.

Descanse: Beba muita água, alimente-se bem e repouse o máximo que puder. Esse procedimento é o melhor para que o organismo se recupere logo.

Fique em dia com a vacinação: a melhor forma de evitar que a gripe te pegue de novo, é se imunizando. Se seu filho for maior de 6 meses, ele também pode ser vacinado. Consulte o pediatra.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *