Seu bebê está se desenvolvendo cada vez mais rápido. Parabéns, mamãe! Isso prova que ele está totalmente saudável e que possui uma mãe dedicada e preocupada com seu bem estar.
Até poucos meses atrás ele se alimentava exclusivamente com o leite materno (que deve ser oferecido pelo menos até 2 anos de vida, segundo os médicos) mas, agora, o pediatra já liberou água, suquinho de laranja e até mesmo as papinhas.
Bom e ruim, né? Se antes você só tinha que se preocupar com o leite sempre em abundância no peito, agora têm que correr atrás para preparar papinhas nutritivas e, claro, saborosas para atrair o paladar do bebê.
Sabendo que a essa fase de inserção de alimentos pastosos e sólidos na alimentação da criança gera sempre uma certa ansiedade por parte das mães, trouxemos para vocês, uma receita ideal para a primeira papinha do bebê, seguindo a regra que pede um tipo de legume e outro de alguma verdura. Ela pode ser dada nas 2 primeiras semanas. Depois você já pode acrescentar outros tipos aos poucos e até mesmo misturar até 3 tipos de cada grupo.
Receita da primeira papinha do bebê
Ingredientes:
– ½ cenoura média
– 1/2 cebola pequena
– Alface (2 folhas)
– um pouquinho de salsa bem picadinha
– uma pitada de sal
– uma colher rasa (café ) de óleo de milho ou girassol
Modo de preparo
Comece lavando bem a cenoura e as folhinhas de alface. Em seguida, em uma panela simples, ou de pressão, ferva uma quantidade suficiente de água filtrada para cozinhar os alimentos.
Assim que a água entrar em processo de ebulição (começar a levantar fervura, borbulhar), coloque a cenoura com casca, as folhas de alface, a cebola, o sal e o óleo e dexe cozinhar até que a cenoura esteja bem macia.
Terminado o cozimento, retire-os com cuidado para não se queimar e espere esfriar um pouco em uma vasilha. Agora descasque a cenoura e a amasse com o auxílio de um garfo, junto com a cebola e as folhinhas de alface. Por fim, acrescente a salsinha.
Dicas Importantes:
– Você pode substituir a cenoura por outro legume assim como pode acrescentar outra folha no lugar do alface. Exemplos de substituições: mandioquinha com espinafre, beterraba com agrião, chuchu com couve e abóbora com repolho.
– Procure sempre cozinhar os alimentos com cebola ou alho. A mesma coisa se aplica para o óleo, sal e salsinha. Eles dão sabor a papinha que não fica com cara de comida de hospital (se você detesta, imagina seu bebê).
Atenção!
A consistência da papinha fica a critério do pediatra assim como a forma de preparo, ou seja: se vai ser peneirada, amassada ou oferecida em grãos. Daí é só você adaptar a receita.
Nunca esqueça:
Somente o leite materno tem o poder de previnir diversas alergias, infecções e doenças. Mesmo com o início da introdução de novos alimentos, não abra mão dessa poderosa fonte concedida pela natureza. São benefícios que os pequenos levarão para toda vida.
Espero que a receita faça sucesso. Conte pra nós como foi a experiência com seu filhote!