O tempo passa para todos nós. Isso é fato e não existe como ser contestado. Felizmente, a taxa de natalidade vêm crescendo cada vez e, se a décadas atrás a expectativa se resumia a 35 ou 40 anos.
Hoje o brasileiro vive muito mais, sendo cada vez maior a população idosa em nosso meio. Ou seja, é cada vez mais natural que cheguemos todos a terceira idade, cujo Estatuto Nacional do idoso estipula ter início aos 60 anos.
Se ser idoso é o curso natural da vida, porque é tão comum ver que a maioria das pessoas com menos idade os trata com tanto desrespeito e descuido?
Pior ainda: porque há tantos casos de maus tratos para com os mais velhos?
Pessoas idosas são mais experientes e requer muito respeito
Em países como Japão e China, o mais velhos são a população mais respeitada e preservada. Os mais jovens sempre os procuram quando precisam de conselhos importantes para definir decisões na vida. As pessoas mais velhas lá, são vistas como sábias, conselheiras. Mas, por quê só lá? Isso deveria em ser no mundo todo!!
Já perdi a conta de quantas vezes discuti dentro de ônibus e estabelecimentos por reinvindicar aquilo que é de direito dos que tanto fizeram por nós a vida toda.
Cansei de levantar em ônibus e metrô lotados por ver que ao entrar uma pessoa idosa, os locais reservados exclusivamente para eles eram ocupados por homens e mulheres jovens que, quando não ignoravam, inclinavam a cabeça para o lado fingindo dormir. Fiz grande coisa? NÃO! Só fiz o que é dever de todos nós e quem dera pudesse fazer mais, muito mais.
Toda a minha formação moral e ética eu devo a uma única pessoa que abdicou de sua vida para cuidar da minha e o nome dela é Odilia. Uma avó que é uma verdadeira mãe e me ensinou os valores e princípios tão raros nos dias de hoje.
Nada, eu digo NADA mesmo que eu faça pela minha avó, vai pagar a dívida eterna que sempre terei para com tamanha dedicação e amor incondicional a mim dedicados.
Me sinto uma pessoa privilegiada por ter uma mulher tão excepcional e maravilhosa como mãe e o mais importante; como amiga. Talvez seja por saber como eles se dedicam aos filhos e netos que me doa tanto ver o desrespeito que os mais experientes na vida vêm sofrendo a cada dia.
Maus tratos a idosos
Os casos de maus tratos com idosos dentro de suas próprias casas e o pior: cometidos muitas vezes por seus próprios parentes, têm sido uma constante em todo canto, em todas as famílias, seja qual for a raça, ou classe social: lá está o desrespeito e a covardia contra os idosos que deveriam ser tratados como verdadeiros sábios.
Estamos todos doentes; doentes de solidariedade, doentes de educação e mais ainda: muito,muito doentes de amor ao próximo e, para isso não há punição que reverta a não ser a divina.
Cuidemos melhor dos nossos idosos e mais que nossas crianças sejam educadas desde pequenas a dar o verdadeiro valor que os mais velhos merecem por direito.
Só assim teremos uma sociedade mais consciente e respeitosa. Não se esqueçam que o jovem de hoje é o idoso de amanhã e, tudo que você possa ter feito com um dos seus enquanto mais novo, poderá ser feito contra você quando chegar a velhice.
Vemos muitas famílias brigarem ,principalmente os irmãos quando os pais envelhecem, e necessitam de cuidados, um empurra para o outro e muitas vezes sobra para apenas um. Bem aventurado aquele que cuida de coração e não por obrigação e o faz mesmo sozinho.