Quase todos os pais desejam ter mais de um filho. Dessa forma, um faz companhia ao outro irmão, aprende a dividir e convive desde cedo com o sexo oposto. Mas, a criação de mais de 1(um) filho é bem mais do que uma bela foto no álbum de família.
Dedicar atenção igual a todos os filhos parece uma tarefa quase impossível para os pais que por sua vez, se desdobram para dar conta do recado mas, somos falhos, passíveis de algumas escorregadas e, é justamente aí que surgem as brechas para que um de seus filhos comece a sentir aquilo que você sempre temeu: ciúme do irmão.
Embora saibamos que o ciúme entre irmãos é algo considerado normal, algumas coisas podem ser feitas para amenizar esse sentimento que pode e deve ser controlado para não passar do limite, tornando-se uma situação insuportável para eles próprios que não vão suportar a competição constante.
Vocês pais são as pessoas mais importante para ensiná-los a respeitar um ao outro e ouvir o que cada um tem a dizer, podendo assim, resolver qualquer possível conflito de forma mais tranquila e harmônica.
Briga entre irmãos como contorná-las
Vamos conferir por onde começar?
Admita que a situação existe: Entendo que você tente fingir que o ciúme existe mas, isso é inevitável e quanto antes começar a ser trabalhado, mais fácil será de obter a tão sonhada harmonia no lar.
Se você acha que reprimindo os sentimentos que um sente pelo outro com frases do tipo “vocês são irmãos, precisam ser amigos” ou, “ela é sua irmã e você tem que se dar bem com ela”, esqueça! Isso só piora a situação que mais tarde pode voltar em forma de problema físico e até emocional.
O importante é que você não tente disfarçar o que vê e ajude seus filhos a entenderem melhor o que estão sentindo. Se toda vez que a criança vier prestar queixas, reclamações ou qualquer expressão sobre o irmão, for reprimida por você, ela pode começar a achar que isso os afasta.
Ajude seu filho a se expressar: No entanto, fique no controle dos comportamentos violentos que possam surgir. É importante que você lhe mostre como fazer para descarregar algum sentimento de raiva por meio de desenhos, diários e cartas, exceto força física.
Convença ele a dialogar com o irmão ao invés de usar a força como: “chame ele e fale que não gostou nenhum pouco do apelido” ou então, “vou te ajudar a preparar um recadinho para não usar mais o seu computador sem pedir”.
Evite as comparações: Nem em sonho solte a clássica frase: “por que você não é organizado como sua irmã?”. Ao invés disso, pontue o que desejaria ver acontecer: “Vejo um tênis que deveria estar no lugar dele e não está.” Comparações só vão aumentar a rivalidade.
Atender as necessidades de cada um dos seus filhos sem que tudo seja feita de forma padronizada para ambos. Mostre a cada um que deseja satisfazer sua vontade única, independente do que o irmão deseje.
Com pequenas e simples dicas você terá um ambiente familiar bem mais agradável.