Gravidez na adolescência no Brasil tem aumentado a cada ano. A falta de informação e orientação sexual é uma das causas da gravidez na adolescência. Muitas dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e juntando a repressão familiar, algumas delas fogem de casa e muitas abandonam os estudos.
Riscos de engravidar na adolescência
O risco de engravidar na adolescência, vai desde a falta ou a má utilização de meios anticoncepcionais; jovens seguindo o histórico dos pais; hábito de “ficar” sem compromisso e responsabilidade; jovens ocultando dos pais que estão tendo uma vida sexual ativa e dividem informações apenas com colegas da mesma idade ou as retiram de revista, internet ou outros meios de comunicação. Também temos a estrutura familiar inadequada onde os valores são transformados em permissividade supostamente de uma família dita “moderna”, formação psicológica desestruturada e até mesmo baixa autoestima do adolescente.
Adolescentes grávidas
Muitos jovens, não pensam no futuro, e nem ao menos o que querem da vida. Existe também a falta de informações, principalmente voltadas a área sexual, e por sua vez a mídia passa aos jovens a imagem de beleza, sensualidade e liberdade sexual; além do impulso que já é inerente a esta fase, onde fazem as coisas sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência da gravidez na adolescência. A Falta de informação e orientação, faz subir os números de adolescentes grávidas . O que vemos são “crianças” imitando seus ídolos e jovens iniciando cada vez mais cedo sua vida sexual.
Consequências de uma gravidez na adolescência
Na maioria das vezes a adolescente engravida sem querer e acaba sofrendo conflitos, envergonha-se do ato que cometeu, é censurada pelos familiares e tem receio e medo do parto. Nesta fase de vida, as complicações durante a gestação é mais fácil de ocorrer, mas com acompanhamento pré-natal da grávida adolescente e os cuidados e atenção da família, as coisas tende a caminhar bem. A chegada de uma criança sempre é uma dádiva de Deus, independente da situação.
Mas o complicado é quando a jovem recorre ao aborto , com pessoas inescrupulosas, inexperientes e irresponsáveis, colocando até sua vida em risco. Por tudo isso, é primodial o acompanhamento psicológico durante a gestação de uma adolescente. Além do acompanhamento psicológico e apoio familiar, é necessário uma alimentação saudável e um acompanhamento médico mais de perto. O apoio a esse jovem é essencial, principalmente daqueles que convivem com ele.