Os cuidados com bebês são muitos. Mas os pais não devem somente se preocupar em matê-los alimentados ou longe de doenças. É preciso aprender a relaxar o bebê. E uma das técnicas mais eficazes é a Shatala.
A Shantala pode ser definida como uma massagem usada há mais de mil anos da India. Sua origem se dá na cidade de Kerala no Sul.
Como a Shantala foi descoberta?
A resposta está na França. Isso porque foi o médico francês Frédérick Leboyer que, de passagem pela Índia, acabou descobrindo a técnica por meio de uma mulher em uma calçada pública massageando seu bebê. A mulher se chamava Shantala e por ser paraplégica estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá.
Ao ver a massagem, Leboyer se impressionou com os movimentos e fotografou e filmou a cena. Foram dias de acompanhamento. E a partir disso a massagem, em homenagem a mulher, recebeu o nome de Shantala e acabou sendo disseminada para todo o mundo por meio do livro publicado por Leboyer: “SHANTALA, massagem para bebês: uma arte tradicional”.
Benefícios da Shantala para bebês
Com o objetivo de comprovar os benefícios da massagem, muitos têm sido os estudos referentes a essa técnica. Porém, deve-se considerar que a massagem Shantala não leva em conta somente os movimentos físicos, mas também a relação de amor e dependência que existe entre a mãe e o seu filho.
Tanto que essa massagem não traz somente benefícos para os bebês, mas também para os pais, que terão um contato mais prolongado com o seu filho, o que auxiliará os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam.