Sexo na mídia alimenta promiscuidade entre jovens

Um dado alarmante que esta ocorrendo nos dias de hoje é a iniciação sexual das pessoas cada vez mais jovens.

30/03/2012 00h03m. Atualizado em 20/11/2014 00h29m por:

 

sexo na mídiaEstá cada dia mais difícil controlar o que seus filhos acessam no computador e quais os programas de tv assistidos. Se de um lado existem as inúmeras formas de controle dos pais nas programações de tv, a internet mostra um mundo de informações disponíveis a todas as idades e com uma facilidade incrível.

Em meio a toda essa facilidade, muito material inapropriado para crianças circula livremente pelos inúmeros notebooks e ipads de crianças, influenciando de forma negativa suas escolhas e até mesmo suas opiniões.

Apelo sexual mostrado na mídia, cartazes e revistas

O apelo sexual mostrado na mídia é cada vez mais forte. Prova disso são os programas de TV cada vez mais carregados em linguagem promiscua e cenas inadequadas, alem de filmes quase sempre carregados de cenas de sexo. O pior é que tudo isso é exibido em horário tido como “nobre”, onde muitas crianças estão acordadas e assistem a programação junto aos pais.

Um estudo realizado pela Reuters mostrou que a alta carga de apelo sexual em revistas, televisão e até musicas, levam os jovens a dar inicio a sua vida sexual mais cedo, muitas vezes “porque todo mundo está fazendo”.

Essa é a primeira vez que mostramos que, o quanto maior a exposição das crianças ao sexo nos meios de comunicação, mais cedo vão praticar sexo”, declarou Jane Brown, da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e principal autora do relatório.

sexo e violência na mídia

A pesquisa contou com a participação de 1.017 adolescentes com idade entre 12 e 14 anos e, na segunda etapa, 2 anos depois.

Durante os dois anos eles foram expostos a 264 filmes, shows, musicas, revistas e TV de acordo com o conteúdo sexual e, os resultados foram impressionantes: quanto maior o nível de exposição, maior o nível de atividade sexual desses jovens.

Os Estados Unidos tem taxas de 3 a 10 vezes maior que a encontrada em outros países com o mesmo nível de desenvolvimento, o que faz o país estar em estado de alerta com o caso que já virou preocupação até mesmo de saúde publica.

Exposição das crianças ao sexo nos meios de comunicação

Tudo isso nos convida a pensar em uma serie de coisas. Sem duvida alguma a apelação sexual na mídia está cada dia maior e sem limite algum e, claro, influencia muito na formação social e talvez nas escolhas sexuais dos filhos, mas, será que é a única e mais importante influência na vida sexual dos jovens cada vez mais esclarecidos e bem informados?

E a participação dos pais em seu desenvolvimento como pessoa? Será que mais do que o excesso de conteúdo pornográfico na mídia, não falta um dialogo franco e aberto sobre o que até em dias tão atuais, é tabu; o sexo? Vamos orientar dentro de casa, visando e respeitando a idade de cada criança.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *