Ouvidos do bebê: Higiene e cuidados

Existem muitos casos de crianças pequenas com infecção de ouvido, é uma área sensível que precisa de um cuidado redobrado, principalmente na higienização.

04/03/2012 12h55m. Atualizado em 19/11/2014 21h57m por:

 

ouvido do bebêQue os bebês precisam de cuidados redobrados, nós sabemos. A alimentação deve ser muito bem administrada e preparada, seguindo a risca todas as dicas pediátricas para que o baby se desenvolva da forma mais saudável possível.

Muitas mães acham que os médicos até exageram e acabam inserindo no cardápio do bebê, algum alimento sem a devida comunicação ao pediatra, o que pode ser perigoso para a saúde dos pimpolhos mesmo que não seja essa a intenção da mamãe afobadinha.

Falei sobre a alimentação por ser um fator de extrema importância na saúde do bebê, mas o artigo de hoje fala de algo igual ou mais importante que isso; é a higiêne e cuidados com os ouvidos do bebê, especialmente por ser uma área bem delicada.

Eu sei que dá certo medo no início, mas os ouvidos dos bebês precisam ser higienizados de forma cuidadosa e com muita atenção, afinal, inúmeras inflamações ocorrem devido à falta de cuidados diários. Costumo sempre ponderar a importância, me colocando no lugar do bebê: eu gostaria de ficar com os ouvidos sujos e até mesmo doente? Não, claro. Então, vamos cuidar bem dos pequenos.

Cuidados com os ouvidos do bebê

1-Banho: cuidado para que não caia água dentro do ouvido do bebê, procure tapar sempre com suas mãos;
2-Após o banho: Seque bem os ouvidinhos deles com cuidado para não machucar. Enrole o dedo em uma toalhe e passe levamente sobre os ouvidos. Em seguida, com um cotonete limpe delicadamente a área e certifique-se qde que os ouvidos estejam bem sequinhos;
3-Tempo frio: Procure evitar que a região dos ouvidos fique exposta a temperatura baixa, principalmente quando estiveram fora de casa. Use toucas em seu bebê. Isso evita doenças inflamatórias e até mesmo um resfriado.

Procure um especialista: por ser uma parte bem delicada, o ideal é procurar um especialista (otorrinolaringologista) que vai ensinar tudo que precisa saber para evitar inflamações e outros problemas com os ouvidinhos dos anjinhos. Ele também vai orientar quanto a melhor forma de limpeza e também acerca da cera de ouvido. Muita gente acha que tê-la é sinônimo de falta de higiene, mas, não. É necessário para o equilíbrio do corpo. O medico vai explicar se ela deve ser totalmente removida ou não.

Com os cuidados adequados, seu anjinho vai sempre ter uma audição perfeita e muito bem preservada.

Sobre o autor:

Vandeni Navarro

Vandeni Navarro

Formada em pedagogia pela UNITAU, especializou-se na área de crianças especiais. Mãe de dois filhos, atualmente dedica-se ao blog e a família.
Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *