O bebê nasceu e até agora estava tudo uma tranqüilidade, afinal, você conseguiu unir suas férias ao tempo de licença maternidade para cuidar e curtir o seu anjinho tão sonhado, mas, tudo o que é bom dura pouco e você anda com o coração na mão por ter que voltar a trabalhar e deixá-lo em casa, não é mesmo?
Algumas pessoas conseguem ir trabalhar mais tranqüilas já que têm a mamãe para ajudar a cuidar da cria ou a sogra que todos pediram a Deus, mas, sabemos que nem todo mundo tem essa sorte e não pode contar com a ajuda de terceiros. Aí complica, afinal, encontrar alguém confiável para cuidar de seu bebê no período em que está ausente é uma tarefa muito difícil e requer muita procura.
Normalmente as mamães contratam pessoas indicadas por amigos ou conhecidos, afinal, além de ser bem mais seguro o trabalho recomendado é sinal de que não se trata de amadores.
Outra opção caso você não tenha indicação de ninguém e não queira sair por aí atirando no escuro, afinal, trata-se da sua jóia mais rara, é montar um roteiro próprio composto por perguntas especificas que vão ajudar a conhecer um pouco mais sobre a personalidade e o trabalho da pessoa que está se candidatando a babá de seu filho (a).
Como escolher uma babá requisitos
Alguns detalhes importantes a serem observados na aparência da profissional que, em muita das vezes passam despercebidos, são mais importantes do que imaginamos. São eles:
– Aparência: Quem vive só de interior é decorador, vamos combinar. Portanto observe bem as unhas da candidata. Sim, isso não tem nada a ver com cor de esmalte ou coisa do tipo. Você deve observar o tamanho das mesmas; se são curtas (unhas grandes facilmente arranham e ferem a criança no dia a dia, mesmo sem querer). Outro ponto importante é o comprimento do cabelo da moça e como está arrumado; se ela não for cuidadosa consigo mesma, dificilmente terá cuidado com um bebê.
– Documentação: Observe se ela levou todos os seus documentos pessoais (RG, currículo profissional, CPF e ate mesmo referencias de empregos anteriores, caso as tenha). Isso mostra responsabilidade e comprometimento.
Perguntas a serem feitas para babá
Perguntas para montar o roteiro de entrevista:
Não existe nada definido então sugiro que você use perguntas que considere importantes, enfim, varia de cada mamãe e de sua necessidade. Papel e caneta em mãos e vamos lá!
– Quanto tempo ela trabalha como babá?;
– Como era a rotina nas ultimas duas casas onde trabalhou?,
– Quais lugares em que ela já trabalhou e (a alimentação das crianças, brincadeiras habituais)?;
– Idade das crianças na data em que ela entrou na casa?;
– O motivo de sua saída do emprego anterior?;
– Se ela ainda tem contato com as crianças de quem cuidou?;
– Se possui o hábito de beber e/ou fumar?;
– Se é portadora de alguma doença ou já apresentou alguma?;
– Como anda o seu estado de saúde atualmente?;
– Se ela costuma usar o celular enquanto no trabalho?. Existem babás que não largam o aparelho nem quando estão no parquinho com a criança, o que as distrai facilitando que a criança se perca de seu campo de visão e até se machuquem;
– Salário anterior e quanto ela pretende receber?;
– O período em que pode trabalhar?
– Pergunte sobre sua vida pessoal, fatores básicos como: se ela é casada, se tem filhos, onde mora e se tem namorado?;
Caso seja possível, apresente-a à criança. Dessa forma você vai poder observar um pouco de seu jeito e personalidade ao lidar com seu anjinho. Analise seus gestos e comportamento e, claro, se ambos se identificaram.