Agora que você vive por mais uma pessoinha, os cuidados antes tidos com sua saúde devem ser redobrados, já que a disposição e fôlego vão ter que estar renovados com a chegada do pimpolho em casa!
Brincadeiras a parte, são muitos os cuidados indispensáveis para que uma gravidez siga bem para mãe e filho e que assim, as chances de um parto tranqüilo e um bebezão cheio de saúde sejam enormes! Afinal, quem não quer ver seu bebê nascer lindo e saudável? Por isso existe a necessidade de vitaminas durante a gravidez.
Vitaminas na gravidez
É por isso que é importantíssimo que a grávida consuma vitaminas durante a gestação. Dessa forma, o feto será desenvolverá de forma correta e saudável. Vamos conferir quais são as vitaminas que não podem faltar no cardápio da futura mamãe:
Vitamina A: Essencial para desenvolvimento da boa visão bem como para um bom sistema imunológico da mamãe e do bebê; É encontrada em alimentos como: o leite, queijo, óleo de fígado, bacalhau, peixe e fígado.
Vitamina D: Responsável pelo equilíbrio do metabolismo do cálcio e do fósforo. É importantíssima para formação de ossos e dentes do bebê. Também previne o raquitismo. Você encontra em alimentos como leite enriquecido e seus derivados (queijo, manteigas e margarinas). Encontrada em queijos, manteigas, margarinas e leite (enriquecido),
Vitamina E: Antioxidade que elimina os radicais livres e protegem as gorduras poliinsaturadas de serem destruídas. Fonte de vitamina E: milho, nozes, espinafre, aspargo, gérmen de trigo e óleos vegetais (milho, soja, girassol semente de algodão);
Vitamina K: Uma das mais importantes. É ela que controle crescimento e desenvolvimento normal do organismo, além de prevenir doenças hemorrágicas nos bebês. Pode ser encontrado no espinafre, repolho, couve-flor, cereais, verduras diversas e na soja.
Além das vitaminas durante a gravidez, a futura mamãe não pode deixar de consumir as quantidades de cálcio e outros minerais como sódio e magnésio, indicadas pelo obstetra. Lembre-se que seu bebê se alimenta do mesmo que você, portanto, é sua responsabilidade fazer com que ele receba as vitaminas necessárias.
Importante: consuma somente o que o médico achar necessário nas dosagens por ele prescritas. Fique longe de se automedicar,ok?