Nada mais normal durante o final de uma gestação (ou durante os nove meses!) do que a sensação de que o tempo não passa. A mesma coisa fica por conta das duvidas referentes ao parto.
Embora exista a possibilidade de parto por cesariana, muitas mulheres optam pela forma natural; o parto normal. Como todos sabem o parto normal é muito mais favorável ao bebê e claro, a mamãe, que se recupera bem mais rápido.
Duração do parto normal
Se você tem como opção esse tipo de parto, já deve ter feito a muitas pessoas, a seguinte pergunta: “quanto tempo dura o parto normal?” Pensando nisso, o “Mulheres Grávidas” pesquisou e trouxe para as futuras e ansiosas mamães, um material para que possam sanar ao menos um pouco das duvidas sobre o assunto.
Você confere a seguir: Os médicos explicam que a partir do momento em que tem início o trabalho de parto ativo (contrações regulares com intervalos de 5 minutos ou menos), é normal que o parto vaginal de uma mãe de primeira viagem dure cerca de 15 horas, mas isso não é uma regra; o tempo varia muito de gestante para gestante.
Conheço pessoas que deram a luz ao primeiro filho em menos de 30 minutos, então, tudo varia de pessoa para pessoa. Quando me referi a “contrações de fase ativa” foi porque estas são bem diferentes das chamadas “contrações de fase inicial”, que, segundo os especialistas, podem durar dias anteriores ao parto, ou seja, o útero não sofre nenhuma dilatação (não é raro casos de mulher que vão e voltam da maternidade com o famoso alarme falso!). Haja coração pra segurar tanta ansiedade!
A expectativa para uma mamãe de primeira viagem é que, iniciada a fase de contrações de fase ativa, o colo do útero leve 1 hora e meia para dilatar cada centímetro.
Lembrando que o total de dilatação para início do parto normal deve ser de 10 centímetros. Fora o curso normal da natureza, alguns métodos são adotados pelos hospitais para que o trabalho de parto seja mais acelerado.
O uso por via intravenosa do hormônio ocitocina, auxilia no aumento de contrações que, conseqüentemente resulta no rompimento da bolsa. Em seguida, são usados analgésicos para reduzir o a dor da mamãe e, alem disso, ajuda no relaxamento do colo do útero, proporcionando assim uma maior dilatação.
Com isso o tempo de trabalho de parto pode cair até pela metade. Dessa forma, estimasse que o tempo total do trabalho de parto caia para a metade. Em algumas horas seu anjinho estará em seus braços trazendo toda a alegria que você tanto esperou!