A chegada do bebê dá um friozinho na barriga, principalmente da mãe. Medo de dar banho no bebê; receio dele engasgar, de adoecer, de não saber porque esta chorando, dúvidas sobre o que dar de comer e muitas outras.
As incertezas começam a se multiplicar na cabeça da mãe, mas com intuição e ajuda do pediatra acaba dando tudo certo. Abaixo temos algumas dicas das primeiras semanas do bebê e seus cuidados.
Mamadas do bebê
Antes e depois da amamentação, limpe os seios com água pura e fervida. Em média, os bebês levam de 20 a 30 minutos para mamar, mas no início, esse tempo costuma ser um pouco irregular. O intervalo entre uma mamada e outra deve variar de 2 a 4 horas, no máximo. Se ultrapassar esse período, acorde o bebê para mamar.
Banho do bebê
A banheira fica mais segura em cima da cama, os sabonetes devem ser indicados pelo pediatra do seu filho, geralmente são neutros, prefira dar o banho nos horários mais quente do dia, e não após as mamadas que geralmente ele fica sonolento.
Como proceder para dar banho no bebê: verificar se a água esta morna, e antes de tudo feche portas e janelas, comece lavando o corpinho da criança deixando a cabeça por último, a cabeçinha lave com cuidado para não ir água nos ouvidos ou rosto.
Separe um pouco da água fervida em um recipiente para lavar o rostinho, olhos , nariz e orelhas, geralmente use um algodão para isso. Se houver secreções , passe água boricada nos locais afetados.
Para facilitar deixe tudo próximo de você: roupinhas , fraldas, toalha etc. dê banho e troque o seu bebê no mesmo local, não ande com ele pela casa para que não se resfrie com corrente de ar, e seque-o bem lembrando das dobrinhas.
Limpeza do umbigo
O umbigo deve ser higenizado, pelo menos três vezes ao dia, utilizando álcool 70%, sempre após o banho e nas trocas de fraldas, com um algodão embebido no álcool, agora na hora do banho limpe bem a base do umbigo, utilize gases para secar. Após o umbigo cair também secar bem a região.