O exame Blood Screen é indicado para gestantes com idade avançada ou com antecedentes familiares de doenças, uma vez que o exame verifica problemas relacionados a alterações nos cromossomos através do sangue materno. Gestantes que já tiveram bebês com defeitos cromossômicos e aquelas com mais de 35 anos estão na margem de risco de terem bebês com alguma anomalia cromossômica.
Rastreamento pré-natal
Se bem que, a ocorrência de bebês com sindrome de Down também são em mulheres jovens. Sendo assim é importante que toda gestante façam exames de rastreamento pré-natal para saber da saúde do seu bebê.Temos hoje um exame não-invasivo o Blood Screen, que pode ser realizado no primeiro trimestre da gestação. Esse exame juntamente com outros se necessário, pode detectar anomalias pulmonares e cardiovasculares, sindromes genéticas, displasias esqueléticas e a sindrome de Down.
O Blood Screen combina a avaliação fetal com a medida translucência Nucal. Como também analisa a dosagem bioquímica no sangue da gestante de Beta-HCG e PAPP-A. Esses últimos identificam gestações acometidas pela sindrome de Down. Caso tenha alguma dúvida pergunte ao seu médico sobre esse exame o Blood Screen, e veja a possibilidade de fazê-lo. O importante é fazer um bom pré-natal.