Saibamos um pouco sobre o parto prematuro – Um teste muito importante indica risco para prematuridade do bebê é o de dosagem de fibronectina fetal. O material é colhido pelo próprio obstetra entre 24 e 34 semanas. Se o resultado for negativo, a chance de ocorrer um parto prematuro é muito baixa. Um resultado positivo no entanto, não garante que haverá uma prematuridade. Com este teste evita muitos partos antecipados e internações de gestantes.
Predisposição
Existem condições que colocam algumas mulheres a terem maior predisposição a partos prematuros, por exemplo diabetes e hipertensão, algumas infecções, a gravidez de gêmeos, mulheres com antecedentes de perdas espontâneas, abortamento e prematuridade prévia de outro filho. No entanto, o controle pré-natal destas situações poderia evitar os riscos de prematuridade.
Cuidados básicos após Parto Prematuro
Caso venha a ter um parto prematuro, a presença da mãe durante toda a internação do bebê prematuro no hospital, é essencial para recuperação da criança. A mãe estando próxima, favorece o alimento ideal para o bebê, que é o leite materno, e a presença física é muito importante em qualquer fase da vida de um filho.
O contato pele com pele ou o método canguru trazem grandes benefícios na evolução neurológica da criança, fazendo com que ela se recupere se desenvolva e recupere mais rápido.
Após a alta do recém-nascido, deve haver um acompanhamento multidisciplinar para a boa recuperação de sua saúde, com vários profissionais como: pediatra, neurologista, oftalmologista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.