Na mulher grávida, ocorre várias transformações quando esta gerando um filho, para tanto ela precisa e necessita ficar de olho em sua alimentação. Afinal o desenvolvimento e crescimento do feto dependem exclusivamente da nutrição materna.
Na gravidez a mulher precisa consumir uma maior quantidade de vitaminas e minerais, sendo que a falta de nutrientes no organismo da gestante, pode interferir no peso do recém-nascido (bebês com baixo peso) e até má formação fetal, sendo assim observe as dicas abaixo:
Ganhar energia na gravidez
No primeiro trimestre, a gestante deve manter sua ingestão energética semelhante à do período pré-gestacional, considerando a ausência de acréscimo nesta fase e os sintomas comuns, como enjôos e võmitos, que limitam uma ingestão energética mais elevada.
Depois, o adicional energético é gradativo até o final da gestação, levando-se em consideração o ganho de peso e, em contrapartida, a diminuição da atividade física. Além disso, é importante alertar que as dietas neste período não podem ser restritivas, pois, nesse caso, oferecem riscos tanto para a mãe quanto para o feto.
Proteína na Gravidez
A recomendação de proteína é de 60 g/dia, devendo, pelo menos, ser 50% de alto valor biológico. Assim, a gestante deve ingerir porções satisfatórias de alimentos de origem animal. As vegetarianas necessitam aumentar a ingestão de alimentos como tofu, grãos integrais, nozes e sementes.
Lipídios na gravidez
A gestante deve ingerir alimentos que sejam fontes de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3, haja vista sua importância para o funcionamento do sistema uteroplacetário