Os exercícios que vão ajudar na coordenação motora, na capacidade rápida de raciocínio e na aquisição da linguagem são as mesmas atividades do quotidiano do bebê.
A grande diferença, está no empenho dos pais em tornar estas atividades em estímulos para melhorar o desempenho do filho. Fiquem atentos aos progressos do pequeno e incentive-os as novas aquisições com o passar dos meses.
Atividades para crianças
1 – Procure fazer os exercícios, sempre nos mesmos horários e com aumento de intensidade à medida que o bêbe se desenvolva.
2 – Escolha atividades que sejam prazerosas para o bebê e realize-as todas com alegria e muito carinho.
3- As atividades precisam ser renovadas a cada dia para não cansar. Varie os movimentos, as brincadeiras e ofereça objetos estimulantes e coloridos. A rotina dificulta qualquer aprendizado.
4 – Nada de exageros. Não precisa forçar o bebê para ele ser um superdotado. Procure fazer exercícios dentro de sua faixa etária e vá estimulando aos poucos.
5 – Siga sempre a orientação do pediatra e pergunte quais os exercícios mais recomendados para o seu filho.
6 – Não faça comparações com outras crianças ou irmãos. Cada bebê tem o seu desenvolvimento próprio e etapas a serem vencidas.
7 – Use sempre palavras positivas e estimulantes com o bebê. Não fique chateada se ele não conseguiu na primeira vez. A persistência aumenta os resultados.
8 – Ajude o aprendizado do seu filho mantendo no lar um clima de alegria, movimentos de novidades. Isso ajuda a estimular os sentidos do bebê em todos os momentos do dia.
O melhor jeito de ajudar o bebê em seu desenvolvimento motor, social, emocional é através da companhia dos pais. E brincando então, é a melhor opção.